Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Confecção cria marca própria de roupa para gordinhas e dobra faturamento

23/04/2014

Uma encomenda de três modelos de calça jeans em tamanho grande fez a empresária Elaine Bonato, 53, fundar a Attribute Jeans, de São Paulo, marca especializada em peças GG. Na época, Bonato trabalhava na confecção de um amigo que produzia roupas para algumas grifes e resolveu investir R$ 100 mil para atender ao pedido e fundar a marca própria.

Apesar de não revelar o faturamento do negócio, empresária afirma que a receita da empresa dobrou com a nova grife.O primeiro pedido foi de mil peças. Depois, as encomendas passaram a ser mensais. Além de calças jeans, ela começou a produzir também shorts, saias, jaquetas e camisas. A Attribute Jeans faz roupas femininas do tamanho 40 ao 56.

Apesar de o tamanho 40 não ser classificado como uma numeração grande segundo especialistas são consideradas tamanho GG roupas que vão do número 44 ao 56, a empresária diz que a modelagem das suas peças é maior do que a das roupas tradicionais, pois segue outra escala de proporções.

Uma calça número 40 de cintura alta, por exemplo, teria uma medida semelhante a uma de tamanho 42 encontrada no mercado.

Segundo Bonato, os cortes das calças da Attribute são diferentes e, uma peça número 40 que pode vestir bem uma mulher mais gordinha, ficaria larga em uma jovem. "Nossas peças são desenhadas para acomodar melhor uma cintura mais volumosa, de uma mulher, por isso, a mesma peça ficaria larga em uma jovem que usa 40 e tem uma cintura definida."

De acordo com o consultor Tadeu Bastos, da São Juda Consultores, as peças em tamanhos tradicionais, até o número 42, aumentam dois centímetros a cada troca de numeração na cintura, no comprimento, nos ombros e nas mangas.

Para os tamanhos grandes, no entanto, essa escala não se aplica porque as medidas são diferentes. O comprimento, por exemplo, não varia muito, segundo Bastos. "Geralmente a cintura é maior e exige uma calça mais larga, mas não necessariamente mais comprida."  As peças de Bonato seguem este padrão a partir do número 40.

Bonato afirma na época em que criou a marca, colaborava informalmente com a confecção do amigo Edson Bianco, 54. Até 2012, as peças eram vendidas exclusivamente para a loja que começou a fazer os pedidos, mas, com o fim do contrato, Bonato passou a atender lojistas de todo o país.

"Praticamente 99% das vendas são para lojistas, mas criamos uma loja virtual para facilitar a vida de clientes que nos procuravam querendo saber onde podiam encontrar as peças."

Os preços para o consumidor final vão de R$ 143, por uma calça jeans skinny, a R$ 300, para uma jaqueta de jacquard e couro. Ela não revela os preços praticados na venda por atacado. A empresária diz que a média de crescimento do negócio é de 15% a 20% ao ano. Os itens mais vendidos, segundo ela, são os shorts jeans, que custam, em média, R$ 169.

Empresários precisam investir em roupas da moda e com bom caimento
Para Bastos, há boas oportunidades de negócio para quem está disposto a estudar a forma do corpo humano e investir na confecção de produtos de qualidade, com bom caimento e que siga as tendências de moda.

"Este ainda é um mercado pouco explorado no Brasil. Existem muitos aventureiros, que fabricam batas e roupas com mau caimento, como camisas sociais com mangas muito compridas. Falta qualificação técnica das empresas."

Bastos diz, ainda, que as companhias precisam conhecer bem a técnica para produzir roupas em tamanho grande que tenham um bom caimento.

O consultor também afirma que o consumo de matéria-prima é maior em roupas de tamanhos grandes, por isso, o preço também é maior. "Uma calça normalmente consome 1,10 m de tecido. No plus size, pode chegar a 1,40 m. Essa diferença de 30 cm pode representar R$ 50 a mais no preço final do produto", diz.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Confecção cria marca própria de roupa para gordinhas e dobra faturamento


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia