O mundo da tecnologia está passando por algumas mudanças importantes nos últimos anos, e isso acaba se refletindo na desvalorização de empresas, que antes eram gigantes, e crescimento de outras, cujos serviços não eram tão importantes há algum tempo.
Isso se reflete, por exemplo, pelo fato de o Facebook figurar entre as 10 empresas mais valiosas do mundo, enquanto a tradicionalíssima Intel também entra no ranking, mas fica atrás da rede social. Ela também é superada pela Qualcomm, que produz a maior parte dos processadores para celulares e tablets do mercado, outro indicador de que a indústria está mudando. Fabricantes de PC como Dell e HP nem chegam perto do top 10.
No topo da lista estão Apple e Google, as empresas que mais se saem bem no mundo da mobilidade, embora estas não sejam suas únicas atividades. A Microsoft, que tenta começar a competir à altura, mas que já está bem estabelecida como terceira nesta área, também fica no terceiro lugar da lista.
No total, as 10 empresas listadas chegam a valer, quando somadas, US$ 2,32 trilhões, ou cerca de R$ 5,14 trilhões em conversão livre para a moeda nacional.
Confira abaixo o ranking, organizado pelo Olhar Digital, baseado nos valores de capitalização de mercado, que leva em conta a quantidade de ações que uma empresa tem na bolsa de valores e o preço de cada uma. Este levantamento objetivo dá o valor preciso de uma companhia de capital aberto, mas pode variar bastante todos os dias, devido à flutuação das ações. A métrica também é diferente do "valor de marca", que leva em consideração uma série de critérios subjetivos.
Empresa&Valor
Voltar | Índice de Empreendedorismo |