Para se inspirar e fazer sua inscrição para o Prêmio Empreendedor de Sucesso 2013, não custa conhecer um pouco mais sobre os vencedores das edições passadas. Em 2012, a empresa do ano foi a P3D Educação. Fundada por Mervyn Lowe Neto e Emerson Hyppolito, a P3D Educação produz um software baseado em modelos 3D usado em salas de aula. Assim, os professores podem explicar aos alunos do ensino fundamental e médio como cada parte do corpo humano funciona, por exemplo. A empresa fornece para mais de 500 escolas no Brasil e perto de 3 mil no mundo.
Na categoria Negócio de Alto Impacto, a vencedora de 2012 foi a ClearSale, de Pedro Chiamulera e Bernardo Lustosa. A empresa detecta fraudes em transações pela internet para lojas virtuais, fazendo a autenticação de mais de 120 mil operações por dia. Isso significa analisar 80% de todas as compras feitas pela web no país. Na mesma categoria, a menção honrosa ficou com a agência de comunicação Ideal.
O e-commerce de produtos para bebês Baby.com.br, dos americanos Davis Smith e Kimball Thomas, venceu a categoria Startup. Na mesma categoria, a menção honrosa ficou com a Ebios Tecnologia, do empreendedor Ângelo Travi Guerra. A empresa produz mantas para isolamento térmico e acústico, além de materiais absorventes de óleo para vazamentos usando uma fibra de polipropileno atóxica e reciclável.
Na categoria Negócio Social, a vencedora foi a Casa & Café, agência criada por Daniele Kuipers para promover o contato entre empregadores e empregados domésticos. A menção honrosa em Negócio Social ficou com a Kapa+, que fabrica produtos costuráveis com fibras e tecidos ecológicos ou reciclados.
Em 2011, o prêmio principal foi para o portal de saúde Minha Vida, dos empreendedores Daniel Wjuniski, Fernando Ortenblad, Roberto Lifschitz e Sylvio de Barros. Os quatro ainda foram vencedores na categoria Empreendedor Digital. Na categoria Mulher Empreendedora, o prêmio foi concedido a Valéria Matarelli Calijorne, Kátia Torres de Souza, Cristina Lommez de Oliveira e Márcia Caldeira Brant Neves Campos, da Biocod. A empresa realiza testes de paternidade e testes moleculares para diagnóstico de doenças, além de oferecer aconselhamento genético.
Os vencedores na categoria Jovem Empreendedor foram Marco Gomes, Marcos Tanaka, Edney Souza, Thyago Liberalli, Pedro Paulo Moraes, Santiago Siri e Sergio Sacchi, da boo-box, empresa que desenvolve soluções criativas e formatos originais para anúncios em blogs, sites especializados e redes sociais. Na categoria Empreendedor Social, o título ficou com a Solidarium, empresa curitibana que organiza e qualifica artesãos de todo o país, para depois vender seus produtos em grandes redes varejistas.
Na categoria Empreendedor de Indústria, o vencedor foi Valério Dornelles, da Tecno Logys. O prêmio de Empreendedor de Varejo foi concedido a André Kina, da 4Bio, e o Empreendedor de Serviços ficou com Daniel Li, Edgard Ortiz Junior e Creso Chaves, da Pixellabs.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |