Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Construa uma rede internacional de contatos

18/11/2013

A gaúcha Déb Xavier, 27 anos, é fundadora do Jogo de Damas, uma startup que promove eventos com foco em empreendedorismo feminino. Seu negócio vem crescendo ano a ano. Depois de Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro, o encontro será realizado pela primeira vez em São Paulo, no dia 27 de novembro.

Além de empreendedora, Déb tem uma história de vida inspiradora. Foi mãe aos 16 anos, cursou Arquitetura e Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas não chegou a terminar nenhum dos dois cursos. Decidiu morar no exterior e partiu para Nova York, onde foi vendedora em uma loja de roupas, estudou inglês e conseguiu fazer o curso de empreendedorismo na Babson College. Nessa época, ela começou a construir uma rede promissora de contatos que tem dado frutos até hoje.

Esse ano, Déb se tornou a primeira brasileira a ser case do Lean In – uma organização fundada pela COO do Facebook, Scheryl Sandberg, para o empoderamento feminino ao redor do mundo. Em outubro, ela participou de um evento fechado com a presença de Scheryl – e outras 199 mulheres inspiradoras de várias partes do globo – em Nova York.

Para ela, tudo se resume às pessoas. "Networking amplia a visão de negócios, dá acesso a novos mercados e novos fornecedores,  mas é necessário estar atenta às oportunidades", afirma. No Brasil e no exterior, ela mantém uma agenda de viagens e compromissos que ajuda a colocar o seu nome em evidência e a promover o Jogo de Damas também. A seguir, Déb dá suas regras de ouro para ampliar a rede de contatos e conquistar espaço no Brasil e no exterior:

Networking é sobre conhecer pessoas. Você não precisa estar com o objetivo de fazer negócios o tempo inteiro. Para fazer bons negócios, é preciso primeiro conhecer bem o outro.

Para fazer networking não é necessário ir a eventos de networking. O ideal é ir a eventos com outros focos e aproveitar para conhecer as pessoas por lá. Você sempre ganha mais com isso.

Networking é relacionamento. E relacionamento é sempre uma via de mão dupla. Ajude seus parceiros, apresente pessoas interessantes, dê dicas legais, façam ações conjuntas.

Se você tem interesse em fazer contato com pessoas fora do país, conheça bem a cultura local. Algumas regiões possuem peculiaridades no jeito de fazer negócios. É importante conhecer os processos e saber exatamente como abordar as pessoas, pois isso gera maior empatia.

Conheça bem o projeto e a pessoa que você sonha em estabelecer contato. O Jogo de Damas foi o primeiro parceiro do Lean In no Brasil porque eu já acompanhava o trabalho há algum tempo. Isso foi um diferencial para que fossemos escolhidas, quando a oportunidade surgiu.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Construa uma rede internacional de contatos


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia