Brasília - Um colégio na zona sul da capital paulista adotou o empreendedorismo como disciplina desde 1990. A aula é prática e divertida. Os alunos participam de jogos, dinâmicas e pesquisas em casa. No Ensino Médio, a aula é optativa, mas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, é obrigatória. O tema proposto é adequado à faixa etária correspondente a cada ano letivo. Para melhorar a qualidade do ensino, a escola procurou o Sebrae e ingressou no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa desperta o interesse dos alunos sobre o mundo dos negócios. O público-alvo são crianças e jovens de 7 a 14 anos do ensino público e privado. O Sebrae capacita os professores. No colégio, a turma do segundo ano do Ensino Fundamental cuida de uma empresa de temperos naturias. As crianças conhecem as plantas, descobrem de onde elas vêm e como é possível comercializá-las. Os alunos também aprendem a fazer o plano de negócios, calcular custos e formar preços dos produtos. No fim do ano, tem a inauguração do negócio durante uma feira aberta ao público: pais e amigos são os clientes. Os produtos são comercializados no evento e o lucro é dividido entre os alunos da sala.
O JEPP estimulou o ex-aluno Matheus Navarro na vida adulta. Ele investiu R$ 60 mil em um centro de aulas particulares. O local já conta com mais de 1,3 mil alunos cadastrados e o faturamento da empresa gira em torno de R$ 50 mil por mês.
Matheus Navarro estará no Pequenas Empresas Grandes Negócios deste domingo (9), às 7h30, na TV Globo. O programa será reprisado às 9h05 na Globo News e volta ao ar na segunda-feira (10), às 16h30, e na terça-feira (11), às 6h e às 13h.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |