Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Cresce interesse de empresas estrangeiras pelo Brasil

27/09/2012

Rio de Janeiro - O balanço da aproximação entre empresas brasileiras e estrangeiras foi considerado altamente positivo, na avaliação do Programa de Desenvolvimento Competitivo e Internacionalização da Cadeia de Fornecedores do Setor Petróleo & Gás e Naval (ProInter). A iniciativa conta atualmente com 300 empresas e é coordenada pelo Sebrae no Rio de Janeiro.

Um dos indicadores de sucesso foi o aumento da formalização de propostas de trabalho conjunto entre empresas brasileiras e de outros países, na Rio Oil & Gas 2012, evento realizado na capital fluminense entre 17 e 20 de setembro. Representantes de 20 empresas brasileiras e francesas farão um programa-piloto para troca de experiências no segmento de robótica e subsea (tecnologia para exploração submarina).

O acordo foi firmado no Encontro APLs/Poles de Competitivité do Setor Petróleo, Gás e Naval - Brasil e França que abriu a Rio Oil & Gas, que reuniu empreendedores dos arranjos produtivos locais (APL) franceses Mer PACA e Bretagne com colegas brasileiros.

A Noruega também se comprometeu a transferir tecnologia subsea por meio do Memorando de Entendimentos (Mou) para Cooperação Técnica, que vai beneficiar mais de 500 empresas de pequeno porte da Bacia de Campos. O acordo foi selado no dia 19 pelo Centro Norueguês de Excelência Subsea (NCE), organização privada formada por empresas de diferentes portes, o Sebrae no Rio de Janeiro, a Rede Petro Bacia de Campos e a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).

A aproximação com outros países começou em 2008 com a criação do ProInter, uma parceria entre o Sebrae no Rio de Janeiro e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) para qualificação das empresas brasileiras e visibilidade internacional para os negócios nacionais.

No evento do Rio de Janeiro, delegações de sete países – Itália, Holanda, Reino Unido, Alemanha, Cingapura, França e Noruega – reuniram-se com representantes do Sebrae no Rio de Janeiro e da Rede Petro de vários estados. “O ProInter contribui para a competitividade das empresas fornecedoras da cadeia produtiva a partir do desenvolvimento da empresas e absorção de tecnologias adequadas para o mercado. As parcerias internacionais abrem um canal exclusivo para as empresas envolvidas galgarem novos patamares e conquistar outras fatias de mercado”, explica a gerente do ProInter, Míriam Ferraz.

Crédito

O financiamento para micro e pequenas empresas também ganhou um impulso importante na Rio Oil & Gas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou linhas de crédito com valores de projeto e faturamento menores e mais adequados às empresas de pequeno porte do setor. "É mais uma fonte de recursos para o desenvolvimento e crescimento do pequenos negócios”, avalia a gerente do ProInter, Míriam Ferraz.

A Rio Oil & Gas foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em parceria com a Agência Pública Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas (Ubifrance, sigla em francês). A iniciativa contou com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Sebrae no Rio de Janeiro.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia