A UP Global, criadora da série de eventos Startup Weekend, vai abrir um escritório no Brasil em março, mais precisamente em São Paulo. “Nós estamos operando no Brasil desde novembro. Montamos uma equipe inicial para a operação, providenciamos a documentação necessária e prospectamos potenciais patrocinadores. Agora já estamos prontos para lançar e iniciar nossas operações de maneira oficial no Brasil”, afirma Tony Celestino, country manager da UP Brasil.
Organização sem fins lucrativos dedicada ao fomento do empreendedorismo, a UP escolheu o Brasil para abrir seu próximo escritório pelo movimento empreendedor que vem acontecendo por aqui e por enxergar grande potencial para causar um impacto real sobre o crescimento econômico do país. “Além disso, o Brasil é estratégico para a parceria que firmamos com o Google for Entrepreneurs para impactar mil comunidades de startups ao redor do mundo até 2016”, diz Celestino.
Em 2014, o escritório brasileiro da UP vai focar no crescimento e expansão de seus programas, como Startup Weekend e Next, e na construção de mais comunidades fortes, para aumentar o apoio aos empreendedores. “Nosso objetivo, em parceria com o Google for Entrepreneurs e os futuros parceiros da UP Brasil, é expandir nossos programas a 70 comunidades e impactar mais de 30 mil empreendedores até 2016”, afirma Celestino.
Somente um dos eventos organizados pela UP, o Startup Weekend, já impactou mais de 123 mil pessoas em todo o mundo. Foram mais de 1.500 eventos realizados até hoje em mais de 650 cidades em 119 países. No Brasil, foram 47 Startup Weekend entre 2011 e 2013 em 20 locais diferentes. Para 2014 a meta é promover 50 eventos em 30 cidades.
O Next, um programa pré-aceleração desenvolvido pela UP Global, teve duas edições no ano passado no Brasil. Em 2014 devem ser três, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. “O Next está passando por uma fase de amadurecimento e as edições atuais terão um foco muito grande em mentoria de qualidade e no resultado”, diz Celestino. “Queremos que os empreendedores e seus times saiam do programa prontos para encarar qualquer processo de aceleração, sejam programas como o SEED e o Startup Brasil ou até mesmo algum programa de aceleração internacional.”
A relação de Celestino com a UP começou em junho do ano passado, quando ele participou de duas edições do Startup Weekend nos Estados Unidos. “Fui sem grandes expectativas e devo admitir que foi uma das melhores experiências que já vivi”, conta Celestino. “Montei equipe com pessoas fantásticas, fiz networking e aprendi muito nas 54 horas do evento.”
Depois disso, ele se interessou por montar um Startup Weekend em sua cidade, Maceió. “Como diz o pessoal na sede da UP Global em Seattle, fui fisgado pela febre do Startup Weekend”, diz.
Assim ele organizou o primeiro Startup Weekend na capital alagoana em julho de 2013. Pouco tempo depois, Celestino soube que a UP estava prospectando a abertura de um escritório no Brasil. Ele não teve dúvida: entrou em contato com as pessoas responsáveis pela expansão internacional da UP Global e conquistou o cargo de country manager da UP Brasil. “Acertamos os detalhes da minha contratação e começamos a planejar o nascimento e futuro da UP Brasil”, diz.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |