Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Curso mostra como gerir centrais de negócios

07/08/2012

Brasília – Um modelo baseado em cooperação e associativismo incentiva micro e pequenas empresas (MPE) a atuar de forma competitiva no mercado. Para fortalecer empreendimentos do mesmo setor que trabalham coletivamente, o Sebrae desenvolveu o curso Gestão Empreendedora para Central de Negócios.

A metodologia foi lançada no segundo semestre de 2011 e aplicada no Rio Grande do Sul, Paraíba, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná. O conteúdo já está disponível para os demais estados. O Sebrae atua junto às centrais e redes de negócios desde 2001 e identificou que havia carência de produto específico para gestão.

"A cultura da cooperação é fator condicionante para estabelecimento e atuação das redes e centrais de negócios. Entendemos que o associativismo é um excelente caminho para a melhoria da competitividade das MPE”, afirma o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim. “O curso de Gestão Empreendedora vem ao encontro do nosso objetivo de incrementar o apoio junto às centrais de negócios em todo país", destaca.

Segundo levantamento do Sebrae, no Brasil existem 778 centrais de negócios formalizadas. Os supermercados compõem 25% desses estabelecimentos.

A instituição a atende aproximadamente 300 centrais e prepara uma pesquisa para identificar os gargalos e desenvolver soluções voltadas a esses grupos. Os resultados devem ser apresentados durante o 3º Encontro Nacional de Centrais e Redes de Negócios, em Foz do Iguaçu (PR), na primeira quinzena de setembro.

Supermercado

A Paraíba é um dos estados onde já se aplicou o curso, com duração de 16 horas. Em abril, houve duas turmas. A primeira contou com representantes das redes de supermercados Paraíba e Uniloja. A segunda reuniu profissionais do mesmo setor, da Rede Nordeste. “Em julho, devemos oferecer nova turma, dessa vez para a construção civil”, prevê Alessandra Travassos, gestora do Projeto Comércio Varejista de Supermercados do Sebrae na Paraíba.

Maria Pereira, proprietária do Supermercado Real, em Cabedelo (PB), participou do curso pela Rede Paraíba. Ela conta que adquiriu conhecimentos importantes sobre atendimento ao cliente, organização das finanças e importância de sua central ter um estatuto com regras para trabalho em grupo. “Acho muito bom fazer parte de uma central de negócios. Trocamos experiências, vejo como meu colega coloca determinadas ações em prática. Se estivesse só, já teria fechado”, diz Maria.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia