Aos 25 anos, a jovem chef e empreendedora Renata Vanzetto, do grupo Marakuthai, não para. Ela cresceu no litoral norte de São Paulo, em Ilhabela, e começou a cozinhar aos nove anos na casa da avó.
Autodidata, passou por estágios em restaurantes como a Brasserie Les Varietés, em Saint Rémy, na França, e no Villaurrutia, em Terragona, na Espanha. Em 2007, abriu o próprio restaurante, o Marakuthai, com cardápio com pratos contemporâneos com inspiração tailandesa, em Ilhabela. Um ano depois, ganhou o prêmio de Chef Revelação do Brasil pelo Guia 4 Rodas. Em 2009, decidiu inaugurar uma filial do restaurante, no bairro Jardins, na capital paulista.
O espírito empreendedor de Renata pode ser percebido pelo envolvimento em outros projetos além dos restaurantes Marakuthai. Ela também cuida do bar MeGusta, localizado em Ilhabela, especializado em ceviches e pisco, do Buffet Marakuthai, que atende eventos em Ilhabela e na capital paulista, e do novo empreendimento Ema.
A nova casa da Renata, que tem previsão de inaugurar no mês de novembro, será aberta em sociedade com a prima e chef Aline Frey, responsável pelo Buffet Marakuthai. A ideia da parceria surgiu após o estágio das duas chefs no restaurante Noma, em 2011. Na época, Rene Redzepi, chef do restaurante dinamarquês, liderava o ranking The World’s 50 Best Restaurants, da revista inglesa Restaurant.
Nesse novo restaurante, Renata cuidará do conceito e da criação dos pratos, enquanto Aline ficará responsável pelo salão. A casa abrirá somente três vezes por semana, às terças, quartas e quintas no jantar. O novo ponto funcionará no piso superior de um sobrado, na mesma quadra do Marakuthai e também poderá ser reservado para eventos fechados.
Para ela, a principal recomendação para quem deseja ser dono do seu próprio restaurante é ter uma boa noção de gestão financeira.
Fonte: Pequenas empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |