Grandes empresas de tecnologia apresentaram novidades no setor audiovisual para o mercado brasileiro na primeira edição da Infocomm no país. Realizado anualmente em Las Vegas, o evento é o maior de sinalização digital do mundo e este ano resolveu dar as caras também por aqui. Os principais destaques ficaram por conta das gigantes coreanas LG e Samsung, mas outras marcas também trouxeram produtos interessantes.
Pelo que a gente viu, a sinalização digital promete evoluir muito nos próximos anos e, claro, ela é baseada em monitores e projetores bastante modernos. Um exemplo são as soluções de telas integradas que podem ser organizadas em diferentes posições. As combinações vão além do vertical ou horizontal e a qualidade salta aos olhos.
Por falar em resolução, a LG mostrou aos brasileiros seu monitor 4K de 105 polegadas: tamanho e qualidade que impressionam. E, diferente, do que estamos acostumados a ver por aí em sinalização digital, a coreana mostrou dois monitores peculiares. O primeiro é totalmente transparente e ainda assim, sensível ao toque. Ele foi usado nesta porta de geladeira.
Este outro é uma espécie de provador virtual. O monitor espelhado também é sensível ao toque e traz um sistema operacional próprio.
"Essa é uma tendência do segmento de varejo de luxo. Conseguimos desenvolver vários aplicativos focados nessa área. Temos também um monitor transparente de 47" com a tecnologia touch onde a imaginação do cliente é o limite", afirma Thiago Correa, gerente de produtos da LG.
A rival Samsung também trouxe uma série de monitores inovadores para a Infocomm. O que domina agora é a alta resolução 4K, inclusive em monitores integrados. Mas o que chamou nossa atenção foi esta lousa digital. Com praticamente todas as funções de um computador, a telona de 95 polegadas é sensível ao toque e também pode ser usada com uma caneta especial. A ideia é que a novidade comece a aparecer não só nas escolas mais hi-tech, mas também no mundo corporativo.
"Esse é um monitor all in one. Além da tela e da opção touch screen ele tem um computador embutido no próprio monitor que conta com um software que permite a interação. Por exemplo, numa sala de aula, o professor consegue puxar a lição do tablet de um aluno e corrigí-la para toda a classe ver. Da mesma maneira, todo o conteúdo apresentado no monitor pode ser gravado e enviado a computadores e tablets dos alunos", explica Andre Nuvens, gerente de produtos da Samsung.
No lugar de monitores, a japonesa Sony preferiu apostar nos projetores. Assim como a lousa digital da Samsung, este projetor de pequena distância também permite a interação do usuário. Mas a grande novidade da Sony ficou por conta deste projetor 4K. A definição surpreende e lembra as projeções de cinema. Já imaginou poder assistir os jogos da Copa num telão assim?
É só fazer uma vaquinha com amigos e família: o projetor 4K já é vendido no Brasil e custa "apenas" 100 mil reais.
A Phillips destacou novidades além dos monitores e projetores. Primeiro com esta tela 3D sem a necessidade de óculos e, segundo, com esta aplicação que a foto do cliente é mostrada no painel da cafeteria quando seu pedido fica pronto.
Se você quiser conhecer outras soluções, mas que a gente viu e acompanhou fora do Brasil, confira os links de outras reportagens que separamos nos links que acompanham este vídeo na nossa página.
Fonte: Olhar Digital
Voltar | Índice de Empreendedorismo |