O sonho de dez em cada dez campuseiros que participam da Campus Party Recife é tirar suas ideias do papel e transformá-las em bons negócios. Ter uma grande sacada é apenas o primeiro passo para criar um empreendimento de sucesso. Mais do que desenvolver produtos e oferecer soluções inteligentes para o mercado, o empreendedor precisa vislumbrar a startup criada como um negócio e, assim como qualquer empresa, precisa ter viabilidade econômica para cumprir com as obrigações financeiras no final do mês.
Além de incentivar o empreendedorismo, o Sebrae ajuda startups em formação ou consolidadas a fazer a correta gestão das empresas. Na Campus Party Recife, a instituição dá consultoria para 50 startups de todo o Brasil.
Há dois anos e meio, Sérgio Figueras, 25 anos, teve uma ideia com um amigo e, juntos, eles desenvolveram o software Cidadão 21, voltado para reduzir a burocracia nos órgãos públicos. O aplicativo foi lançado há sete meses e vendido para a prefeitura de Palmas (TO), que utiliza o software para conceder alvarás de funcionamentos para Microempreendedores Individuais (MEI). “Quando o MEI dá entrada no processo, os documentos dele são escaneados e ficam digitalizados no sistema, podendo ser usados por diferentes órgãos. O processo que levava dois meses adora demora três dias”, explica Sérgio.
A prefeitura de Palmas paga uma assinatura mensal para usar o software. Depois de conquistar o primeiro cliente, Sérgio se prepara para expandir a empresa e vender o aplicativo para governos de outros estados. Antes de buscar pessoas que invistam na empresa, ele fez uma consultoria que o ajudou a esclarecer dúvidas tributárias. “Meu sócio é formado em sistemas da informação e eu sou desenvolvedor. Não entendemos nada sobre essa questão de pagamento de impostos e ainda temos muitas dificuldades”, conta.
Além de incentivar o empreendedorismo, o Sebrae ajuda startups em formação ou consolidadas a fazer a correta gestão das empresas. Na Campus Party Recife, a instituição dá consultoria para 50 startups de todo o Brasil selecionadas para participar do Startup&Makers, espaço inédito no Recife onde elas apresentam seus produtos e serviços para potenciais clientes e buscam investimentos nacionais e internacionais.
“Muitas empresas são eficientes no desenvolvimento dos seus produtos, mas precisam aperfeiçoar a gestão para se expandir. Nosso principal papel nesse evento é mostrar que o conhecimento é fundamental para empreender. Qualquer um pode ser empreendedor, desde que ele busque informações sobre o mercado”, afirma o gestor do projeto de Startup do Sebrae, Márcio Brito.
Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party é o maior acontecimento de tecnologia, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo e acontece no Brasil desde 2009. A edição nacional é em São Paulo e, desde 2012, acontece a edição nordestina do evento, em Recife. Este ano, a Campus Party Recife dobrou de tamanho. São quatro mil campuseiros instalados em uma área de 27 mil metros quadrados, com 300 horas de conteúdo. O evento acontece até a noite de sábado, dia 26.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |