Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Dono de startup busca aprimorar negócio

28/07/2014

O sonho de dez em cada dez campuseiros que participam da Campus Party Recife é tirar suas ideias do papel e transformá-las em bons negócios. Ter uma grande sacada é apenas o primeiro passo para criar um empreendimento de sucesso. Mais do que desenvolver produtos e oferecer soluções inteligentes para o mercado, o empreendedor precisa vislumbrar a startup criada como um negócio e, assim como qualquer empresa, precisa ter viabilidade econômica para cumprir com as obrigações financeiras no final do mês.

Além de incentivar o empreendedorismo, o Sebrae ajuda startups em formação ou consolidadas a fazer a correta gestão das empresas. Na Campus Party Recife, a instituição dá consultoria para 50 startups de todo o Brasil.

Há dois anos e meio, Sérgio Figueras, 25 anos, teve uma ideia com um amigo e, juntos, eles desenvolveram o software Cidadão 21, voltado para reduzir a burocracia nos órgãos públicos. O aplicativo foi lançado há sete meses e vendido para a prefeitura de Palmas (TO), que utiliza o software para conceder alvarás de funcionamentos para Microempreendedores Individuais (MEI). “Quando o MEI dá entrada no processo, os documentos dele são escaneados e ficam digitalizados no sistema, podendo ser usados por diferentes órgãos. O processo que levava dois meses adora demora três dias”, explica Sérgio.

A prefeitura de Palmas paga uma assinatura mensal para usar o software. Depois de conquistar o primeiro cliente, Sérgio se prepara para expandir a empresa e vender o aplicativo para governos de outros estados. Antes de buscar pessoas que invistam na empresa, ele fez uma consultoria que o ajudou a esclarecer dúvidas tributárias. “Meu sócio é formado em sistemas da informação e eu sou desenvolvedor. Não entendemos nada sobre essa questão de pagamento de impostos e ainda temos muitas dificuldades”, conta.

Além de incentivar o empreendedorismo, o Sebrae ajuda startups em formação ou consolidadas a fazer a correta gestão das empresas. Na Campus Party Recife, a instituição dá consultoria para 50 startups de todo o Brasil selecionadas para participar do Startup&Makers, espaço inédito no Recife onde elas apresentam seus produtos e serviços para potenciais clientes e buscam investimentos nacionais e internacionais.

“Muitas empresas são eficientes no desenvolvimento dos seus produtos, mas precisam aperfeiçoar a gestão para se expandir. Nosso principal papel nesse evento é mostrar que o conhecimento é fundamental para empreender. Qualquer um pode ser empreendedor, desde que ele busque informações  sobre o mercado”, afirma o gestor do projeto de Startup do Sebrae, Márcio Brito.

Campus Party
Criada na Espanha em 1997, a Campus Party é o maior acontecimento de tecnologia, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo e acontece no Brasil desde 2009. A edição nacional é em São Paulo e, desde 2012, acontece a edição nordestina do evento, em Recife. Este ano, a Campus Party Recife dobrou de tamanho. São quatro mil campuseiros instalados em uma área de 27 mil metros quadrados, com 300 horas de conteúdo. O evento acontece até a noite de sábado, dia 26.

Fonte: Sebrae

Dono de startup busca aprimorar negócio
Sérgio Figueras participa da Campus Party




Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia