A ideia era abrir uma unidade de uma conhecida rede de alimentação em 2008. Mas quando o relacionamento com o franqueador começou a criar muitos problemas, os engenheiros cariocas Felipe Costa e Luiz Sérgio resolveram seguir um caminho diferente e estruturar sua própria rede de alimentação. Contrataram um consultor para pensar em uma nova marca, cardápio, e em 2010 encerraram o contrato com o antigo franqueador para lançar a Billy The Grill.
A rede de alimentação tem decoração e temática inspirada no velho oeste americano. Costa afirma que a escolha, que também levou à criação de personagens símbolos da rede, foi feita para atrair famílias inteiras e entreter as crianças. No cardápio, uma especialidade: a picanha servida em pedra sabão quente, que preserva a temperatura da carne por mais tempo. Com acompanhamentos como batatas fritas e vinagrete, o prato representa hoje quase 50% do faturamento da rede.
Atualmente com nove unidades, todas no Rio de Janeiro, a rede da dupla carioca quer investir em uma expansão cuidadosa, chegando a 13 unidades no fim deste ano e 40 até o final de 2015. Por enquanto, as novas franquias estão sendo inauguradas no estado natal da marca, mas Costa afirma que o próximo passo será a capital de São Paulo e cidades próximas do Rio de Janeiro.
Estrutura
A Billy The Grill é formatada para praças de alimentação de shopping centers, mas Costa não descarta o projeto de criar um restaurante maior e temático. “Para isso precisamos de uma estabilidade maior”, afirma. Todo o cuidado com a expansão veio de uma lição do relacionamento com o antigo franqueador. “Não adianta querer abrir várias unidades e perder qualidade”, diz. “Queremos uma marca para a vida toda e não apenas para agora.”
A rede procura franqueados que sejam bons com números e marketing e queriam ser mais do que apenas administradores ou gerentes de loja. Eles também estão abertos a abrir unidades com grupos de pessoas, com membros interessados em entrar com o capital e outros para gerirem o negócio da melhor forma possível.
O investimento inicial para abertura de uma unidade do Billy The Grill é de R$ 400 mil. A média de faturamento mensal de cada franquia gira em torno de R$ 140 mil mensais e a previsão de retorno é de 32 meses.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |