Recife - Discutir os próximos passos para a consolidação do conceito de empreendedorismo nas salas de aula. Esse é o principal objetivo do 1º Encontro de Educação Empreendedora nas Instituições de Ensino. O evento é organizado pelo Sebrae em Pernambuco e ocorre nesta sexta-feira (17), na capital pernambucana.
O encontro deve reunir cerca de cem educadores das redes pública e privada. No início da programação, representantes do Sebrae apresentarão o projeto de Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Formal, que estipula uma série de ações para expandir o alcance da disciplina nas salas de aula. Os participantes do encontro, em seguida, formarão grupos de trabalho para discutir as metodologias aplicadas na atualidade, as dificuldades do segmento, além de sugerir ideias para aperfeiçoar o projeto do Sebrae. Por fim, esses grupos vão apresentar suas propostas. A programação ainda contará com a palestra Empreendedorismo Cultural.
“Atualmente, o tema empreendedorismo está na grade curricular do Ensino Médio e Superior e já existem experiências consolidadas em unidades de ensino de referência em Pernambuco. A partir desse encontro queremos discutir o cenário atual e promover a educação empreendedora nas instituições formais de ensino”, explica a coordenadora do Encontro, Ana Regina Ribeiro.
Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2010, só 9% da população adulta brasileira teve acesso ao ensino do empreendedorismo e 3% aprenderam a montar seus próprios negócios durante a universidade. Um levantamento feito em 2008 pela mesma instituição mostra que ainda falta um esforço maior em educação empreendedora na maioria dos países. Nas 38 nações pesquisadas, apenas 21% da população adulta que abriu um negócio recebeu algum tipo de treinamento.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |