A forma com o os produtor são apresentados têm influência direta na decisão de compra do consumidor. Em apenas três segundos, a embalagem deve transmitir a qualidade do produto, os seus diferenciais e cativar o cliente.
Sabendo disso, o Sebrae em Minas Gerais promove o Dia D – Embalagem é Tudo, encontro virtual que busca orientar os empreendedores sobre as vantagens, os cuidados e as estratégias do design para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. Os atendimentos gratuitos serão realizado pela internet, no dia 16 de julho, das 9h às 18h. Para participar acesse: www.sebrae.com.br/minasgerais
De acordo com dados da Mintel, empresa especializada no assunto, de janeiro ao final de junho de 2014 foram lançadas 172.925 embalagens no mundo. Os Estados Unidos foi o país que mais lançou embalagens durante o período, seguido pela Alemanha e a Índia. O Brasil está na décima colocação com 6.745 lançamentos.
Dentre as criações brasileiras, não faltam opções de forma e matéria-prima. “A embalagem vem se tornando estratégica para a competitividade dos negócios, pois estão são cada vez mais inovadoras. As micro e pequenas empresas podem aproveitar essa oportunidade para criar diferencial, tendo em vista que muitas vezes o consumidor escolhe o produto pelo que vê”, explica a designer, diretora criativa da LAB Design e professora da Escola Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Mariana Misk.
De acordo com a designer, que esclarecerá dúvidas dos empreendedores durante o Dia D, uma boa embalagem precisa atender a vários aspectos. “Deve ter um visual que condiz com a categoria do produto, respeitar as normas técnicas e de legislação, como ter informações nutricionais, peso e ingredientes. Além de ter um design que faça com que o cliente seja atraído pelo produto", afirma.
Mas não é só o visual que vem conquistando os clientes, a questão ambiental também já pesa na hora da compra. Os consumidores estão cada vez mais atentos às embalagens sustentáveis que podem ser reaproveitadas, recicladas ou que sejam produzidas com materiais que não agridam a natureza.
“O ideal é fazer com que o produto fique exposto nas prateleiras com segurança e atratividade. O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre os concorrentes, o perfil do consumidor, custo, armazenamento de cada produto, e, principalmente, o posicionamento que a empresa quer ter no mercado”, diz Mariana.
Os interessados em saber mais sobre o assunto, podem conversar com a designer e receber informações adicionais pelo perfil do Sebrae em Minas Gerais no Google+ e no Facebook.
Fonte: Sebrae
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