A ideia parece saída diretamente de um filme de ficção científica: levar humanos a Marte e sem direito a passagem de volta. O projeto Mars One é uma iniciativa privada e tem como objetivo construir uma colônia humana no planeta vermelho até 2023.
Parece absurdo? Pois tem gente levando o projeto muito a sério. O projeto Mars One acaba de captar recursos de um investidor anjo, de acordo com o Venture Beat.
Segundo Bas Lansdorp, empreendedor que lidera a iniciativa, o investimento será usado para financiar estudos de design e recrutamento de astronautas.
O projeto já tem três patrocinadores oficiais: o provedor de serviços de hospedagem Byte Internet, a especialista em impressão 3D Aleph Objects e a varejista de eletrônicos finlandesa Verkkokauppa.com.
Outra fonte de financiamento da iniciativa, que não tem fins lucrativos, é a venda de camisetas, canecas e outros suvenires temáticos.
Mas tudo isso é apenas para tirar a ideia do papel. O modelo de negócio de verdade do Mars One consiste em explorar publicidade e direitos de transmissão das imagens da criação da colônia, quando ela estiver em desenvolvimento.
“No longo prazo, não há dúvida de que as receitas de direitos de transmissão e patrocínio podem financiar a missão humana a Marte. O desafio está em convencer potenciais patrocinadores e investidores de que a missão é tecnicamente viável. Isso será possível por meio de avanços técnicos, com o apoio de design conceituais”, explica o site do projeto.
O custo estimado para colocar os quatro primeiros embaixadores da missão em Marte é de US$ 6 bilhões.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |