Uma série de videos no Youtube mostra um homem acelerando um carro minúsculo, onde só cabe uma pessoa, em um bairro de São Paulo. Batizado de Nanico, trata-se de um projeto artesanal, que surgiu do talento de Caio Strumiello, morador da Zona Sul da cidade, que há 20 anos trabalha com pintura e funilaria.
A ideia surgiu quando, ao vender um jet-ski para um cliente, recebeu como parte do pagamento um quadriciclo, que ficou encostado por um tempo. Caio então resolveu fazer algo com ele. Colocou um motor mais potente, de moto, “uma carroceria inspirada nos carros ingleses dos anos 1950, do pós-segunda guerra, e uma frente futurista”.
Pronto, estava lançado o Nanico, que custou ao mecânico cerca de R$ 8 mil. O pequeno veículo possui a dimensão de 2m x 1,10m, bem menor do que a do Smart, por exemplo. Hoje já são dois veículos Nanico que Caio produziu e colocou à venda, um com motor de Honda Bis e outro de Suzuki Burgman, que permite ao carrinho alcançar até 70 km/h e ter autonomia de 100km com tanque cheio. “Em São Paulo, é comum você ver veículos grandes ocupados por uma só pessoa, o que é um grande desperdício”, afirma.
Caio ainda não tem um plano definido para seu projeto. A venda dos dois primeiros exemplares, por cerca de R$ 12 mil, seria para conseguir fabricar outros. Gostaria de um investimento para transformá-lo em carro artesanal, com motor elétrico, sustentável, e assim rodar como um automóvel qualquer, licenciado, ou até de um investimento de uma montadora para produzi-lo em série. “Na Itália, já estão produzindo um carro com as mesmas dimensões que o Nanico, essa é a tendência mundial e seria ótimo para São Paulo também”, defende.
Enquanto o investimento não vem, tira onda pelas ruas do bairro, gravando seus vídeos – “em um deles, a trilha sonora é de uma banda que eu tive há 20 anos”, conta, orgulhoso. “Se eu conseguir transformá-lo em um negócio lucrativo, seria ótimo, claro, mas só de as pessoas conhecerem o projeto e acessarem meus vídeos, eu já fico contente”.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |