A experiência como proprietário de uma lanchonete em Palmas (TO) fez o empresário Vanderlei Silvério acreditar no ramo de alimentos. “Vim para Barreiras para Salvador só com a coragem. Depois de uma desestrutura financeira, não havia dinheiro para abrir o negócio. Meu irmão me emprestou e comecei a fazer tapiocas”, lembra Vanderlei.
Há sete anos, o empresário é dono da Tapiocaria Delícias da Bahia, referência na cidade, e com ele trabalham oito colaboradores. Já está prestes a inaugurar outra estrutura maior para receber melhor os clientes e aumentar a qualidade do produto e do serviço. Vanderlei se inscreveu no Programa de Alimentos Seguros – Flexível (PAS Flex), treinamento oferecido pelo Sebrae em Barreiras no mês de setembro, que esclarece sobre os procedimentos que visam a reduzir a contaminação dos alimentos pelos microrganismos.
Vanderlei gostou da capacitação e afirma que uma das mudanças adotadas pelos seus colaboradores foi de nunca utilizar sacos plásticos recicláveis para reservar alimentos. “Esses sacos são resgatados do lixo e, portanto, não são os mais apropriados para manter os alimentos conservados”, aponta Vanderlei, que pretende contar com o Sebrae para outras consultorias na gestão financeira e na de pessoas.
O PAS Flex é dividido em duas etapas, com aulas teóricas e para orientar sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, e a consultoria na empresa, feita por meio de um check list para detectar as práticas adequadas. Para o coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, “o curso e a consultoria abordaram metodologias com ferramentas fundamentais para controle em segurança de alimentos, diminuindo riscos, deixando a empresa mais preparada para o mercado”.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |