Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Empreendedor lança plataforma que analisa o desempenho da vida

13/04/2012

Aos 36 anos de idade e no mundo do empreendedorismo desde os 23, o argentino Martín Blinder está prestes a lançar uma nova startup, a TicTrac. O serviço cruza diversas informações de seus usuários para que eles acompanhem a evolução de seus projetos pessoais e profissionais. “É um Google Analytics para a vida”, resume o fundador e CEO da plataforma, fazendo referência à plataforma de análise de audiência e desempenho de sites. Com a ferramenta TicTrac, é possível, por exemplo, cruzar as informações sobre sua corrida e seu peso com o número de vezes que você está almoçando fora e traçar um diagnóstico sobre por que você está engordando. Ainda em versão beta, o site está com um número de usuários cadastrados limitado, até que esteja pronto para o lançamento final, previsto para as próximas semanas.

Nascido na Argentina, radicado nos Estados Unidos e vivendo na Europa há cerca de quatro anos, o empreendedor já foi sócio da Essence (agência global que realiza trabalhos para empresas de grande porte, como Google e eBay) e fundador da TuHipoteca.com (um dos primeiros sites sobre o mercado financeiro da Europa). Agora, aposta na TicTrac, que já foi até destaque em uma das principais publicações do gênero no exterior, a revista Wired.

Em entrevista ao site Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Blinder discute a facilidade de conseguir investimentos nos Estados Unidos e em algumas regiões da Europa e os elementos culturais que incentivam a cena empreendedora lá fora. O empresário esteve no Brasil na semana passada para prospectar parcerias com empresas locais e estudar o mercado brasileiro.

Segundo ele, o empreendedorismo por aqui é mais baseado em réplicas e adaptações de modelos já bem-sucedidos no exterior, mas o Brasil tem grande potencial inovador. “Ainda veremos muitas startups brasileiras ‘bombando’ mundialmente. É apenas uma questão de tempo.”

O que é a TicTrac e como ela funciona?

TicTrac é uma plataforma de análise pessoal que permite aos usuários descobrir como diferentes aspectos de sua vida podem afetá-lo. É como se fosse um Google Analytics para sua vida. TicTrac cruza diferentes conjuntos de dados pessoais para proporcionar aos participantes uma possibilidade de avaliar sua performance e se comparar com os outros, caso queiram. A plataforma integra diferentes serviços, como RunKeeper, WiThings, Foursquare, Facebook, Twitter e outras redes. Nossa missão é fornecer aos usuários o poder de compreender melhor os próprios dados e identificar oportunidades de melhorar o que é mais importante para eles.

Como surgiu a ideia?

Em 2008, estávamos trabalhando em um projeto para o Google, onde tínhamos de desenvolver um aplicativo que controlava a quantidade de álcool consumida e mostrava quantas calorias você estava ingerindo. Os resultados me impressionaram. E foi quando eu tive a ideia: por que não fazer isso para qualquer aspecto da sua vida? Você poderia aprender como as coisas do dia a dia podem afetá-lo.

De onde virá a receita do site? O serviço será gratuito?

Sim, o serviço é gratuito. Além de veicular publicidade, nossa plataforma irá aproximar do usuário marcas que terão a ver com ações e metas específicas delas, como o consumo de determinada comida ou uma atividade física. Nós já estamos trabalhando com a ESPN e fechando parcerias com muitas outras empresas de bens de consumo de áreas diversas.

A TicTrac tem quantos sócios hoje? Qual o perfil de cada um?

Somos três fundadores com conjuntos de habilidades muito diferentes, mas complementares. Eu sou mais especializado na área de marketing dirigido, enquanto meus outros dois parceiros são excelentes em design de experiência do usuário e desenvolvimento.

Vocês contaram com o apoio de investidores? Como foi esse processo?

Captação de recursos é sempre uma experiência educativa, independentemente de quantas vezes já tenha passado por isso. Tivemos a sorte de ter alguns grandes investidores anjo de confiança, que acreditaram em nós desde o início. Mas não há como negar que nosso histórico profissional tenha nos ajudado, além do fato de estarmos embarcando em um mercado crescente.

Temos sido muito cautelosos em nossa abordagem de modo a não depender totalmente do dinheiro de investimento. Nossos investidores atuais são indivíduos que têm experiência na área de web e tecnologia e nos oferecem valores que vão além do dinheiro, como orientação, contatos e experiência.

Você é argentino, mas atualmente mora em Londres. É mais fácil empreender na Europa do que em um país latino-americano?

Sou argentino, mas fui criado em Nova York. Os Estados Unidos são, de longe, o melhor lugar para começar um negócio. Já na Europa, varia de um país para outro. Antes de Londres, já tive duas empresas na Espanha, um local onde a burocracia é um grande obstáculo aos empreendedores. No Reino Unido, o processo é bastante simples e você consegue tirar seu projeto do papel em poucos dias.

Mas não há como não mencionarmos as diferenças culturais. Os Estados Unidos incentivam o empreendedorismo como em nenhum outro lugar. Aliás, não apenas o surgimento de novos negócios, mas também o fracasso. Você é encorajado a tentar e falhar. Lá é o único país onde o fracasso é considerado necessário e precursor do sucesso. Infelizmente, em alguns países, se você fecha as portas da sua empresa, dificilmente terá uma nova oportunidade de empreender.

Em relação ao Brasil, o que você acha?

Acho que o Brasil tem uma cultura empresarial forte e extremamente criativa, com um grande potencial econômico. Sem dúvida, estamos de olho no mercado brasileiro. Em contrapartida, acredito que o governo tenha de facilitar mais a criação de novas empresas.

E quanto ao nosso potencial empreendedor?

Uma coisa que é bastante mencionada na Europa é que o Brasil é um mercado conhecido como “copy-cat”, ou seja, que investe em conceitos que já deram certo. É compreensível, afinal, o Brasil é um país que cresce rapidamente, o que torna mais fácil explorar modelos de negócios já comprovados aqui fora para preencher lacunas.

Mas não há como negar que o Brasil é um país de inovação e muita criatividade. Tem algumas das agências digitais mais criativas do mundo, por exemplo. Tenho certeza de que ainda veremos muitas startups brasileiras “bombando” mundialmente. É apenas uma questão de tempo.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia