Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

“Empreendedor social deve buscar o bem-estar antes do lucro”

31/10/2013

A chinesa naturalizada americana Nanxi Liu é conhecida atualmente pela Enplug, uma startup especializada em sistemas que permitem aos usuários de redes sociais interagir com publicidades em painéis eletrônicos. Mas ao andar pelos corredores da 6ª edição do World Entrepreneurship Forum, em Cingapura, o que as pessoas mais querem saber dela é como desenvolver iniciativas de empreendedorismo social.


Há uma razão. Aos 22 anos, Nanxi já se envolveu e realizou diversos projetos de empreendedorismo social. Além disso, é uma das fundadoras da Nanoly Bioscience, uma startup que estuda tecnologias para vacinas. Um dos principais trabalhos dos cientistas dessa empresa é pesquisar polímeros capazes de manter a qualidade e validade dos imunizadores em ambientes extremamente quentes e sem refrigeração.

O trabalho da empresa é importante para a saúde dos seres humanos, principalmente aqueles que vivem em zonas de extrema pobreza. Nesses locais, geralmente faltam geladeiras e, em muitos casos, energia para manter os refrigeradores ligados. As vacinas, expostas ao calor, acabam estragando e sendo jogadas no lixo. O prejuízo não é só de dinheiro: muita gente – principalmente as crianças - acaba ficando sem a imunização, exposta a doenças e com risco de morte, diz Nanxi.

Saiba Mais
A revolução da robótica está no empreendedorismo social. Por causa das pesquisas com vacinas, a empresa ganhou diversos prêmios internacionais  a Intel, por exemplo, considerou a Nanoly Bioscience como uma das empresas sociais mais importantes do mundo em 2012. “Muito legal a consideração. Ok, mas meu sonho é que ela dê certo e ajude quem precisa”, diz Nanxi.

Inspiração
Nanxi parece blasé para falar dos prêmios. A questão, no entanto, é que ela tem uma paixão tão grande pelo empreendedorismo social que as outras questões parecem ficar em segundo plano quando ela fala.

Na visão dela, o empreendedorismo social tem potencial para tornar o planeta mais limpo, salvar vidas e deixar o mundo mais pacífico. “Eu acredito nisso porque quem se arrisca com negócios sociais não fica desesperado atrás do lucro ou do dinheiro. Se busca o bem-estar social antes de tudo”, diz.

Mas para embarcar nessa onda, diz Nanxi, o empreendedor tem que mudar o jeito de pensar. “Deve abrir a mente e ter disposição de fazer coisas que vão contra a lógica de mercado, como buscar crescimento constante”, afirma. “Eu sei que não é fácil, mas eu consegui me adaptar por causa das minhas origens”.


Nanxi nasceu e cresceu na zona rural da China. A casa onde morava era simples, com poucos móveis e sem itens básicos como energia elétrica e água encanada. Ao se mudar para um bairro pobre do Colorado, nos Estados Unidos, em meados da década de 90, ela se sentia felizarda por ter acesso fácil a serviços sociais, públicos e educação.

Por isso, sempre que ela se lembrava da infância na China, pensava que devia aproveitar e tirar o máximo dos estudos aos quais estava tendo acesso. “Além de aprender, eu tinha em mente que devia me esforçar pra ajudar pessoas pobres e necessitadas. E esse pensamento continua em meu DNA”, afirma.

E onde o empreendedor que nunca passou dificuldade deve buscar inspiração para apostar em negócios sociais? “Basta olhar para o mundo e ver como temos problemas em países ricos e pobres para resolver”, diz. “E não basta querer resolvê-lo de qualquer forma. O empreendedor social deve estudar o máximo o problema para criar um negócio que colabore com a sociedade”.

Nanxi explica que foi assim que ela conseguiu criar a Nanoly Bioscience. “Eu saía do curso de engenharia industrial na Universidade Berkeley e ia pra casa estudar bioquímica, área de atuação da empresa, para poder entender o assunto e ajudar de verdade”, diz. “Dormia menos de cinco horas por dia. Eu ficava muito cansada, mas acreditava que o esforço não seria em vão”.

E não foi. Hoje, Nanxi que é conselheira da Unicef na China e da Fundação Lady Gaga Born This Way - é tida como exemplo para muitos empreendedores. Principalmente para aqueles que querem criar negócios para ajudar pessoas ao invés de faturar bilhões.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

“Empreendedor social deve buscar o bem-estar antes do lucro”


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia