Três empresários e uma só experiência: conseguir gerir melhor os negócios. Rita de Andrade, Augusto Klemz e Laureano Cantelle explicaram a uma turma de 60 empresários os resultados obtidos depois do curso Gestão Financeira, solução oferecida pelo Sebrae Mais.
Rita de Andrade, que é proprietária de uma pet shop, lembrou que o principal retorno obtido com o curso foi a redução para 40% do custo fixo da empresa. “O objetivo é chegarmos em breve aos 30%, por isso quero retornar ao curso para conseguir aplicar outras soluções e atingir essa meta”, revelou. Já Augusto Klemz, do ramo de uniformes, e Laureano Cantelle, do setor de turismo e transporte, falaram de mudanças na estrutura da empresa e na gestão que deram mais agilidade e representaram economia para o negócio. “O trabalho é bem direcionado. Com um acompanhamento preciso do facilitador conseguimos aplicar melhor as sugestões de mudança”, afirmou Augusto.
O consultor do Sebrae Alessandro Teles ministrou a apresentação, que buscou sensibilizar os empresários sobre a importância da gestão financeira. “Percebi que os empresários estão bem interessados em mudar, por isso compareceram a esse encontro”, disse. Alessandro é um dos facilitadores do curso que terá duas turmas. A primeira será ministrada pela consultora do Sebrae Mayara Ledo, com encontro de iniciação marcado para o dia 2 de abril. A segunda turma está prevista para começar no dia 9 de abril.
Leonardo Henrique é dono de quatro empresas do ramo alimentício. Ele é um dos interessados em receber orientação. “Dentre as minhas pretensões está a de definir uma estrutura física que reúna o setor financeiro das quatro empresas para otimizar os trabalhos”. A duração do curso é de três meses.
Durante o curso, os participantes podem compreender todas as informações financeiras da empresa e conhecer ferramentas fundamentais para decisões seguras e hábeis. Estão previstas projeções financeiras, planejamento orçamentário e simulação de informações para avaliar alternativas de mudanças estruturais na empresa. O curso une conceito e aplicação prática, sendo realizado por meio de consultoria e orientação empresarial.
Para o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o conteúdo propõe o desenvolvimento de uma gestão financeira eficiente e eficaz. “O empresário pode avaliar aspectos fundamentais à gestão do negócio para se posicionar melhor na hora de tomar decisões”.
Fonte: Pequeas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |