Salvador - Maria Helena Oliveira Silva sempre gostou de cuidar da beleza e se destacava entre as amigas quando o assunto era mudar o visual, apesar de não trabalhar na área da estética. Ela era professora de uma escola municipal e, em uma das suas férias, aproveitou para fazer um curso que mudaria os rumos da sua vida. Especializou-se em embelezamento de unhas e, a partir daí, construiu a sua história de sucesso. Maria Helena atuou durante muito tempo informalmente no setor de beleza, mas sentiu a necessidade de se capacitar e, posteriormente, buscar a formalização. Há quatro anos, procurou o Sebrae e se tornou Microempreendedora Individual (MEI).
Maria Helena participou de diversos cursos oferecidos pelo Sebrae, entre eles o SEI Comprar, SEI Vender e SEI Empreender, além do Sebrae Mais e dos encontros empresariais. Com isso, a podóloga adquiriu experiência e hoje faz consultoria para pessoas interessadas no ramo de estética. Além dos cursos, Maria Helena participa de feiras nacionais e internacionais pelo menos duas vezes ao ano, também com o apoio do Sebrae.
“Procurei o Sebrae para me tornar uma MEI e poder contratar uma funcionária com carteira assinada. Mas, pude também me capacitar em diversos cursos que me ajudaram na gestão do meu salão e também na execução dos serviços. Hoje, dou consultoria. Agradeço ao Sebrae por essa parceria”.
O salão Beleza e Bem Estar recebe cerca de 30 clientes por dia e oferece serviços de embelezamento de unhas, tratamento em podologia, depilação, além de vendas de produtos de beleza. Hoje, Maria Helena é referência no ramo e sabe da importância da capacitação para obter sucesso.
“Fiz todos os cursos oferecidos pelo Sebrae e sei que essa experiência me ajudou a conquistar ainda mais clientes. O Sebrae facilita também a minha participação nos cursos que são realizados fora da cidade. Já participei de Jornadas de Manicure, Congressos de Podologia e também de cursos de gestão em salão de beleza, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esse ano quero fazer o Empretec. Sei que só tenho a ganhar com os cursos e oficinas”, conta.
Para Delian Mendes, gestora do Sebrae em Irecê, o empreendedor capacitado se destaca no mercado. “Observamos que os empreendedores que se capacitam, também se tornam referência nas suas áreas de atuação. É muito importante se atualizar para conseguir o sucesso do negócio”, explica a gestora.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |