Salvador - O XVI Encontro Internacional de Negócios (Einne) deixou um saldo positivo para a artesã Edna das Virgens, de 57 anos. Ela, que é Microempreendedora Individual (MEI), participou das rodadas de negócios durante o evento com compradores do Brasil e de 25 países. A partir dos contatos realizados, Edna tem a perspectiva de fechar R$ 6 mil em negócios e deve enviar seus produtos para Suíça, Estados Unidos e Angola. O Einne terminou nesta quinta-feira (25), em Salvador.
A artesã é integrante da Associação Patoá, localizada na capital baiana, e desenvolve produtos a base de brim, como chapéus e bonecos, e acessórios de moda. Edna também conseguiu realizar vendas avulsas durante o evento, faturando cerca de R$ 3 mil. “É a primeira vez que tenho a oportunidade de estar em uma rodada de negócios com compradores internacionais. Estou muito satisfeita com os resultados alcançados”, afirmou.
Edna disse ainda que a participação no evento possibilitou conhecer melhor o mercado internacional. “Participei do curso de Formação de Preço no Sebrae antes do evento, que foi muito importante. Mas a própria vivência é fundamental para aprendermos mais. Os compradores me forneceram dicas que também serão muito úteis nas próximas negociações com o exterior”, destacou.
Já o MEI Alessandro Teixeira, de 36 anos, participou pela primeira vez de uma rodada internacional de negócios. Ele destacou a importância da chence de estar frente a frente com compradores de diversos países. Alessandro é artesão e fabrica esculturas em metal. “Fechei negócios com dois compradores do Brasil e fiz bons contatos com empresas da Suíça, Canadá e Angola”, revelou.
Para a artesã e microempreendedora individual Luana Bomfim, de 29 anos, há perspectivas de negócio com Itália, Cabo Verde e Espanha, além de três compradores brasileiros.
O consultor do Sebrae Valdemar Pizarro esteve no Einne durante os três dias de evento, fornecendo informações sobre formação de preços para exportação. Ele chamou a atenção para a importância do empreendedor se preparar para atender a compradores de outros países. “Quanto mais informação o ofertante tiver, maiores serão as chances das negociações serem fechadas”, concluiu.
Participantes
Participaram das Rodadas de Negócio do Einne compradores de 26 países e 238 micro e pequenas empresas (MPE) dos nove estados do Nordeste. Os produtos foram distribuídos em cinco salas de negócios: Alimentos e Bebidas; Casa e Decoração; Moda, Saúde e Beleza; Tecnologia da Informação e Construção Civil. Em cada sala serão agrupados cerca 30 compradores (internacionais e nacionais).
O XVI Einne foi organizado pelo Sebrae na Bahia e contou com o apoio do Sebrae Nacional, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Apex-Brasil Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entre outros. O evento integrou as comemorações dos 40 anos do Sebrae.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |