A chegada do bebê na família é sempre uma mistura de hesitação com ansiedade, principalmente para mães e pais de primeira viagem. Até o nascimento, a montagem do enxoval, a decoração do quarto e as lembrancinhas da maternidade são algumas das preocupações que invadem a cabeça dos famíliares. Depois do nascimento, a adaptação à rotina e as poucas horas de sono causam inquietação em toda a família.
Por causa dessas aflições (e felicidades) que envolvem o mundo da maternidade, ganha força no Brasil a profissão de baby planner: uma profissional que acompanha a mãe durante toda a gestação, da gravidez ao dia a dia após o parto.
A consultoria de uma baby planner traz serviços variados, que vão desde a montagem do enxoval no Brasil ou no exterior, até treinamento para amamentar ou fazer o bebê dormir. Os pacotes oferecidos por esses "especialistas em bebês e gestantes" custam entre R$ 300 e R$ 3 mil.
Viviane Paulucci, de 42 anos, é baby planner desde 2008. De lá para cá, ela acompanhou mais de 100 mães como baby planner. Publicitária por formação, Viviane teve a ideia do negócio após o nascimento da filha, em 2006. “Eu senti a carência do mercado. Pesquisei como o serviço era feito em outros países e adaptei ao público brasileiro”, afirma.
Paula e Ana Paula, sócias do Happy Mommy (Foto: Divulgacão)Paula e Ana Paula, sócias do Happy Mommy (Foto: Divulgacão)
O investimento inicial de Viviane para a montagem de sua consultoria (que inclui um site) foi de R$ 20 mil. Hoje, ela cobra, em média, R$ 380 por cada encontro. “O primeiro contato com a gestante é gratuito. Depois de esclarecer qual é a sua necessidade, decidimos o preço. Quanto maior o pacote, menor o valor de cada visita”, diz.
Assim como Viviane, Carol Baldin, 31 anos, e Paula Battisti, 35 anos, são baby´s planner. Sendo a montagem do enxoval do bebê o carro chefe do negócio, as empreendedoras mantêm parcerias para as compras em vários países, como Nova York, Orlando, Miami e Paris. “Trabalho com a colaboração de lojas em Orlando, nos EUA. Tanto posso ir com a mãe para ajudá-la, quanto ofereço uma lista completa a ela, com quantidade e endereço das lojas”, explica Paula, sócia de Ana Paula, 35 anos, no Happy Mommy.
Paula e Ana Paula tornaram-se sócias e deram início ao negócio em 2013. O site teve um investimento inicial de R$ 8 mil e hoje, além do enxoval, trabalham no treinamento de babás e avós, e na implementação da rotina da casa. “Temos duas funcionárias que são consultoras de sono, que vão treinar pais e mães a facilitar esse momento ao bebê. Essa é, atualmente, a área onde temos a maior demanda”, diz Paula.
Carol Baldin, como Viviane e Paula, faz uso das redes sociais para engajar sua marca. “É através do Instagram e do Facebook que faço minha rede de contatos e ofereço orçamentos”, afirma Carol, que ainda faz negócios com lojas e fornecedores de produtos infantis brasileiros. “Se a gestante fecha algum pacote comigo, ela ganha desconto ao fazer suas compras nas empresas parceiras”, explica.
Educação
Para se tornarem baby´s planner, Viviane, Carol e Paula fizeram um curso de 16 semanas no Internacional Maternity & Parenting Institute. As aulas foram feitas do Brasil através da internet.
Ana Anselmo, instrutora brasileira, é quem ministra, pelo site, as aulas em português. A grade curricular oferece técnicas de marketing e design para a criação do site e logotipo da marca, além de treinamentos em vendas e comunicação.
O curso é dividido em duas partes e o investimento total é de US$ 2 mil.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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