Suvenires de viagens, ou mesmo da Copa do Mundo, parecem uma boa ideia de presente, mas o destino da maioria deles é algum canto no fundo do armário. As camisetas viram pijama e os enfeites raramente são colocados na sala de casa.
Ao viajar pelo mundo a trabalho, a relações públicas Flávia Toledo começou a observar esse tipo de produto. Em vários países, ela encontrou presentes elaborados que não eram apenas uma lembrança dos lugares pelos quais passou. “Eu percebi que o Rio de Janeiro é carente em suvenires sofisticados. E preencher essa lacuna é a proposta da Bossa Rio Presentes”, afirma a empreendedora.
Com menos de um ano e vida, a marca da carioca Flávia com sua amiga advogada Isabel Abranches aproveita a Copa do Mundo no Brasil para expor produtos. Com R$ 40 mil, a Bossa Rio Presentes desenvolveu um carrinho especial, inspirado em modelos semelhantes espalhados pela Disney, para vender os brindes no Parque da Bola no Rio de Janeiro. O local transmite os jogos da Copa do Mundo, oferece gastronomia e promove shows para cinco mil pessoas diariamente até o fim da competição.
“Quando fundamos a empresa em outubro de 2013, optamos por não começar com uma loja física, devido aos gastos. O Parque da Bola tem sido uma oportunidade para testarmos a aceitação de nossos produtos com o público.”
As luminárias e as capas de celular em madeira são alguns dos produtos mais vendidos (Foto: Divulgação)As luminárias e as capas de celular em madeira são alguns dos produtos mais vendidos (Foto: Divulgação)
Com cerca de 40 fornecedores, a marca vende itens de decoração, como luminárias e esculturas e objetos de uso pessoal, como nécessaires e capas de celular. “Elaboramos artes e estampas exclusivas junto aos fornecedores” diz. A empreendedora encontra produtos sem qualquer ligação com o Rio, em locais como feiras de decoração, e entra em contato com os responsáveis para desenvolver versões temáticas cariocas.
Os brindes são tão democráticos que Flávia se surpreendeu com o sucesso entre os brasileiros. “Pensei que os estrangeiros seriam a maior parte do meu público no Parque da Bola, mas os produtos têm agradado ainda mais aos brasileiros”, afirma. Fora do evento, a Bossa Rio Presentes tem hotéis e operadoras de turismo como clientes.
Após o período de teste com o carrinho durante a Copa, a marca deve ganhar um estabelecimento físico. “Vamos inaugurar um e-commerce e buscamos parcerias para fixarmos o carrinho em algum local, ou mesmo abrirmos uma loja.” A experiência fez Flávia perceber a importância de não focar apenas em um público exclusivo, como é o caso de estrangeiros, e abrir o leque para outros nichos para aumentar as vendas.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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