Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Empreendedores dão dicas sobre como ter sucesso fora do eixo Rio-São Paulo

25/10/2013

No primeiro painel do CEO Summit, evento promovido pela Endeavor e EY no Hotel Unique, em São Paulo, nesta terça-feira (24), três empreendedores falaram que é possível conseguir bons negócios em cidades fora do eixo "Rio-São Paulo".

André Rezende, da Prática Fornos, Tiago Mendonça, da ABC da Construção, e Darci Schneid, da Sirtec – os dois primeiros, de Minas Gerais, o terceiro, gaúcho – falaram de suas trajetórias e mostraram que é possível ter sucesso mesmo estando longe dos grandes centros. Segundo os três, há características do interior que podem ser usadas para atingir o sucesso. Além disso, há valores que devem ser compartilhados por qualquer empreendedor, não interessa de onde ele seja.

Por exemplo, aquele clima de cidade pequena, em que todo mundo se conhece, pode ser levado para a relação entre empresário e bancos, por exemplo. "Por que não ter um contato próximo com os gerentes de banco da sua cidade? Construir uma imagem de confiança pode te dar a chance de escolher uma linha de crédito muito melhor do que a obtida no contato impessoal das capitais", afirma Schneid.

Ele é o diretor-geral da Sirtec. A empresa, especializada em sistemas elétricos, nasceu há 24 anos em São Borja (RS), cidade a 600 km da capital do estado, Porto Alegre. Hoje, a Sirtec é a maior empresa do setor em que atua no Rio Grande do Sul e está começando a operar no Espírito Santo.

Outra prática interiorana, o receio em assumir dívidas, foi adotada por Mendonça após ele assumir o comando da ABC da Construção, empresa fundada por seu avô em Juiz de Fora (MG). "A maior parte dos empreendedores, principalmente no começo, ‘vendem o almoço para comprar a janta.’ Nem eu e meu avô pensamos assim e evitamos ficar devendo", diz ele. O cuidado com o público alvo da rede, que tem 24 lojas no território mineiro, é prioridade. "Para muitas famílias, a compra de material construção é o investimento da vida deles. O atendimento é muito importante.

"André Rezende comanda a Prática Fornos. Fundada em 1991 em Pouso Alegre, sul de Minas, a empresa atua na produção de fornos combinados, estufas, fornos e máquinas para panificação. Ele ressaltou a importância de entidades de apoio ao empreendedor, algo que todo empresário precisa."Conforme fomos crescendo, tivemos a ajuda de Sebrae, Fundação Dom Cabral e Endeavor, instituições essenciais para o nosso sucesso", afirma Rezende.

Aquela vontade de desistir do negócio, de acordo com os empreendedores, acontece bastante, seja no interior ou nas capitais. Mendonça diz que a pressão em começar uma empresa do zero e todos os obstáculos na trajetória rumo ao sucesso desanimam. "Mas quando chega a hora de entregar o resultado, crescer, sonhar com seus colaboradores, você entra no espírito e tudo vale a pena." Já Rezende ressalta outra característica do interior para motivar quem tem uma empresa a continuar. "Fora das capitais, a oferta de emprego não é tão grande. Portanto, empreender surge como a alternativa natural. Já caí e levantei quatro vezes. Tive que continuar e hoje estou aqui", diz o diretor da Prática Fornos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Empreendedores dão dicas sobre como ter sucesso fora do eixo Rio-São Paulo


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia