Um novo serviço de tradução via telefone e celular é lançado hoje, na Wayra, em São Paulo. A invenção é da Paysession, empresa incubada pelo Cietec e acelerada pela Wayra durante o Start-Up Brasil. Cristina Cho, Bruno Koo, Saul Ishira e Luis Uehara são profissionais de Tecnologia da Informação e os criadores do Hello Universe.
O serviço conecta brasileiros no exterior ou estrangeiros no Brasil a intérpretes por ligações telefônicas. “O Hello Universe é ideal para pequenas emergências, quando o estrangeiro mais fica perdido”, afirma Cristina.
Além de ser acessado por telefone, o serviço será lançado em forma de aplicativo. Ambos funcionarão de forma pré-paga. Para as ligações de telefones fixos, créditos serão vendidos em locais estratégicos, como bancas de jornal e agências de viagem. O Hello Universe pode ser comprado com o aplicativo utilizando o PayPal. Cada minuto da ligação com o tradutor custa cerca de R$ 5. A primeira versão será lançada em Android, enquanto o serviço em iOS estará disponível até o final de junho.
Ao optar pelo recurso, o cliente liga para a central do Hello Universe, no telefone nacional 4003-1221, apresenta o código adquirido com os créditos e configura suas opções de línguas. “Por enquanto temos cerca de 200 intérpretes, mas o nosso banco será aumentado”, afirma a sócia. Alguns tradutores administrarão grupos de profissionais pelos quais serão responsáveis por fiscalizar, além de contratarem novos intérpretes.
O Hello Universe também estabelece contato direto entre pessoas que falam idiomas diferentes, com intermédio do tradutor. Por enquanto, o serviço está disponível para empresas.
A Paysession foi criada em 2011, apesar de os sócios da empresa trabalharem juntos há 14 anos. “Tivemos outros serviços com mais sócios, mas decidimos começar uma empresa somente nossa”, diz a empreendedora. O Hello Universe também era uma ideia antiga da equipe. Koo viajou para a Coreia em 2009 e descobriu serviços semelhantes, mas que na época não seriam viáveis no Brasil devido à falta de tecnologia.
Segundo Cristina, o programa com a Wayra trouxe bons resultados, já que a aceleradora é da Telefônica. “Ganhamos visibilidade com o Start-Up Brasil e conseguimos encontrar outros colaboradores no Cietec.”
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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