Criada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) está renascendo com o objetivo de fomentar o ecossistema do empreendedorismo e elevar a competitividade das startups brasileiras. “Apesar de a associação ser bem recente, estamos ‘pivotando’, tentando entender o ecossistema”, disse Gustavo Caetano, presidente da instituição e fundador da SambaTech, usando uma expressão bem típica do setor que significa mudar de estratégia. A afirmação foi feita durante a apresentação de lançamento da nova Abstartups, na Campus Party.
Segundo Caetano, a criação da entidade deu-se porque não havia, até então, uma associação que falasse a língua das startups e que representasse os interesses desses empreendedores. “Queremos montar uma associação com esse espírito de troca de ideias que já existe entre os empreendedores”, disse Caetano. Como bem diz a Abstartups em seu blog, “em outras palavras, a ABStartups foi feita de empreendedores para empreendedores”.
A partir de agora, a associação atuará em três frentes: inteligência de mercado, com foco no levantamento de informações sobre os gargalos do ecossistema; educação empreendedora, com desenvolvimento de programas de capacitação, cursos e eventos para a evolução de ecossistemas regionais e empreendedores; e representatividade, com fomento e desenvolvimento de políticas públicas para startups e agentes do ecossistema, principalmente investidores e aceleradoras.
Para viabilizar os objetivos, a associação conta com um conselho deliberativo formado por Gustavo Caetano (presidente), Pedro Sorrentino (vice-presidente), Guilherme Junqueira (diretor executivo) e Rosi Rodrigues (diretora de operações).
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |