Os jovens Gabriel e Cátia Sasse começaram a vender camisetas de porta em porta em 1993 para levantar recursos para o sonhado casamento. União oficializada, quatro meses depois, o casal procurou o Sebrae no Distrito Federal para regularizar a empresa. “O importante é se identificar como empresário e levar a sério o próprio negócio. Com a ajuda da instituição, tivemos a oportunidade de entrar com o pé direito no mercado, formalizados”, afirma Gabriel (foto), dono da empresa Sasse.
Após a legalização eles passaram a fabricar os próprios produtos. Os principais desafios como a falta de crédito, a questão tributária, além da falta de incentivo para industrialização não os desanimaram.
De camisetas, a empresa passou a oferecer produtos promocionais, em geral, para o mercado corporativo. Em 2001, o casal participou da implantação do certificado ISO 9000, com o apoio do Sebrae, investindo na garantia de um negócio de qualidade. Dois anos depois, Gabriel e Cátia abriram o primeiro escritório em São Paulo. “Assumimos o desafio e, hoje, somos uma empresa consolidada, em São Paulo e no Distrito Federal”, conta Gabriel.
Com trabalho e dedicação, os empresários continuaram investindo no negócio. A inauguração, ainda este ano, do parque fabril completamente automatizado e sustentável, é uma prova do sucesso da empresa Sasse. Hoje, o mercado de atuação está majoritariamente em Brasília e São Paulo, mas a meta é expandir para mais três estados, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. “Em 19 anos de empresa, eu atribuo o sucesso ao planejamento, ao objetivo de longo prazo, a estruturação e, principalmente, a acreditar no seu sonho”.
Para quem pretende iniciar o próprio negócio, Gabriel lembra que é preciso valorizar a própria formação e a de seus colaboradores. “O Sebrae é um grande parceiro para quem está começando. Se você investir em capacitação, a resposta será imediata”, conclui.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |