Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Empresa cria aplicativo para pedir motoboys pelo celular

08/11/2013

O surgimento de vários aplicativos para chamar táxis pelo celular foi aproveitado por vários empreendedores, que perceberam o momento certo para criar suas plataformas. O brasiliense Jhonata Emerick, de 32 anos, não foi um deles. Ele perdeu a oportunidade de apostar no segmento, mas usou o mesmo conceito para criar o 99Motos, aplicativo para a chamada de motoboys. Além de oferecer um serviço rápido, Emerick tem outro objetivo: ajudar uma classe de trabalhadores que sofre bastante no trânsito das grandes cidades.

No começo do ano, Emerick estava chateado por não ter criado um aplicativo para táxis. Mas em julho, ele percebeu que podia usar o mesmo conceito de geolocalização e contratação de serviços para os motoboys. "A escolha pelos entregadores nos permitiu trabalhar com um público alvo maior. Para se ter uma ideia, São Paulo tem 30 mil taxistas e 300 mil motoboys", diz ele. Depois de ter a ideia, Emerick se tornou sócio do engenheiro João Ventura, paulistano de 31 anos, para trabalhar no desenvolvimento da plataforma. Depois de meses de desenvolvimento, os dois lançaram o 99Motos no dia 28 de outubro.

A plataforma, que a princípio serve a cidade de São Paulo, funciona de maneira simples. O primeiro passo para quem precisa de um motoboy é baixar o aplicativo, disponível para smartphones com Android, neste link. Após o cliente colocar os locais de retirada e entrega do pedido no software, o sistema faz uma varredura, em um raio de 10 km do endereço do cliente, em busca de motoboys cadastrados. Os entregadores encontrados recebem, no celular, uma notificação. Quem aceitar a entrega primeiro, pega o serviço.

O cliente não paga nada à 99Motos. A única despesa do contratante é com o valor do serviço da entrega. Os motoboys parceiros pagam R$ 0,99 por "ponto" percorrido – esta é uma terminologia dos profissionais e é equivalente a seis quilômetros. Foi o valor de cada “ponto” que inspirou o nome da empresa.

O preço foi estipulado após uma intensa pesquisa de campo com os entregadores. Segundo Emerick, a taxa representa um custo bem menor que a parcela que os profissionais pagam a agências de motoboys. "Esse tipo de empresa fica com 40% do valor da corrida para si", afirma ele.

Inscrições abertas – Emerick diz que a pesquisa de campo também foi importante para se aproximar de profissionais que convivem com condições de trabalho complicadas e estão pouco acostumados a iniciativas que os beneficiam. "São pessoas muito desconfiados, que costumam sofrer no trânsito e com as taxas da agências. É importante facilitar o trabalho deles."

Para os motoboys, o processo de parceria com a 99Motos é bastante simples. Basta preencher um cadastro, também disponível no site da empresa e esperar por um processo de verificação. "Checamos se a situação do profissional está regularizada, até por conta da segurança dos nossos clientes." Nesse primeiro mês de funcionamento, a 99Motos não está cobrando taxa dos motoboys.

"Crescer e ajudar os caras" – Desde o seu lançamento, a 99Motos já conseguiu 300 motoboys parceiros na capital paulista. Até o fim do ano que vem, a meta da empresa é contar com 40 mil profissionais. "Não vou sossegar até chegarmos a esse número", diz Emerick. Para o cofundador da 99Motos, a estimativa é agressiva, mas factível. "O valor representa pouco mais de 10% do número de motoboys apenas da cidade de São Paulo." A expansão para outras cidades também é considerada pela startup.

Dentre os próximos passos da 99Motos, Emerick planeja começar a faturar com publicidade no aplicativo e contar com aportes financeiros. Além de crescer, o empreendedor valoriza a melhora das condições de trabalho dos entregadores. "O motoboy é uma das profissões mais importantes deste país. É importante crescer, mas é preciso ajudar os caras", afirma.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Empresa cria aplicativo para pedir motoboys pelo celular


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia