Formado em Stanford e com MBA pela Harvard Business School, o americano John Abbott identificou uma oportunidade de negócio no mercado brasileiro e decidiu empreender por aqui. Assim, em fevereiro deste ano ele e seu sócio, o também americano Song Kim, fundaram a Vamo, uma plataforma móvel que permite a compra de ingressos para eventos e a utilização de smartphones para validação dos mesmos.
“Utilizando a expertise que eu e meu sócio tínhamos nos Estados Unidos, identificamos uma lacuna no mercado de pagamentos móveis e decidimos que tínhamos uma ótima oportunidade de desenvolver nossa solução e ofertá-la ao mercado brasileiro”, afirma Abbott. “Depois que essa solução estava pronta, percebemos que o mercado de eventos também carecia de uma plataforma completa, que oferecesse tecnologia e inovação para venda de ingressos e controle de entrada. Foi aí que nasceu a Vamo.”
A startup nasceu com investimentos de R$ 4,5 milhões, sendo metade desse valor aportado por investidores-anjos e o restante pelos próprios sócios.
Desde o lançamento, a Vamo já fez mais de mil eventos pagos, segundo Abbott. “As empresas maiores desse segmento estão faturando acima dos R$ 200 milhões. Acreditamos que nosso modelo de negócio vai permitir alcançar esse patamar entre dois e três anos”, diz o empreendedor.
Com foco em eventos de médio e pequeno porte, a Vamo oferece aos seus clientes um sistema próprio de pagamento móvel e, assim que a compra do ingresso é concluída, o sistema gera um QR code que deve ser apresentado na entrada do evento, impresso ou pelo próprio smartphone.
Já os organizadores das festas acessam o site da Vamo e criam, sem nenhum custo, o evento e determinam o preço e os tipos de ingressos. A startup, por sua vez, fica com uma porcentagem sobre o valor do ingresso.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |