A For Beauty, fabricante carioca de produtos profissionais para tratamento de cabelo, aposta na produção de itens como o "botox" capilar e à base de extrato de caviar para competir com grandes marcas internacionais como L'oréal e Alfaparf. A empresa, que faturou R$ 4,5 milhões em 2013, quer fechar 2014 com uma receita de R$ 6 milhões, alta de 33%.
A linha "botox" é o carro-chefe da companhia, criada em 2011 pelo engenheiro químico Marcos Lima, 40, e pelo administrador de empresas Alex Ferreira, 36. Apesar do nome, o produto não tem a toxina botulínica, usada nos tratamentos de pele, na sua composição.
Segundo Lima, o termo é usado para classificar esse tipo de produto porque, assim como no procedimento feito na pele, ele atua no rejuvenescimento capilar. "Ele é feito à base de óleo de argan, vitamina E e aminoácidos, que tratam o cabelo, preenchem a massa capilar onde há falhas, fortalecem os fios e os rejuvenescem. É uma ação semelhante ao botox de pele."
O creme, que é utilizado no salão, custa, em média, R$ 220. Há, ainda, uma linha de tratamento complementar, com xampu, condicionador, máscara reconstrutora de hidratação intensiva, sérum (óleo protetor) e finalizador (produto que dá acabamento à escova), para o cliente cuidar dos fios em casa, que custa R$ 95.
A empresa também comercializa uma linha feita com extrato de caviar, que concentra as vitaminas A e D das ovas do peixe esturjão (usado na matéria-prima do caviar). O material é adquirido pronto de fornecedores e adicionado à fórmula dos produtos, que contêm, também, extrato de pêssego e damasco. Segundo Lima, ele ajuda no crescimento e dá força aos fios.
A linha composta por extrato de caviar tem xampu e gloss reconstrutor (um tipo de condicionador) para uso exclusivo em salão de beleza, que custa R$ 225. Há, também, a opção para o consumidor final, que inclui xampu, condicionador, máscara reconstrutora e sérum. O kit completo sai por R$ 75.
"Temos produtos para serem usados no salão, pelo cabeleireiro, e outros para serem usados em casa, para complementar o tratamento feito no salão. Mas a cliente só consegue comprá-los por meio do cabeleireiro, pois não vendemos nossos produtos em lojas", declara Ferreira.
Empresa investe em nova linha e quer crescer no Sudeste e Nordeste
A empresa investiu R$ 200 mil na criação e no lançamento de produtos em 2014, que foram apresentados na Hair Brasil, feira do setor cosmético que terminou na terça-feira (15), em São Paulo.
Entre as novidades, estão uma linha de xampu, creme de tratamento e sérum feita à base de óleo de semente de palma, de pequi, de abacate, de oliva, de linhaça, de girassol, que custa R$ 230, e outra para quem colore os cabelos, com pó descolorante, água oxigenada e emulsão reveladora, feita à base de óleo de argan, sai por R$ 155,50.
Ferreira diz que a For Beauty quer expandir nas regiões Sudeste, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, e Nordeste, que possui até uma linha de produtos específica. "São produtos que reduzem os danos causados pelo sol e têm aroma de coco, escolhido para agradar a este público."
Marca forte e boa distribuição ajudam a competir com grandes
Segundo a consultora Sandra Fiorentini, do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo), é possível que uma pequena empresa como a For Beauty concorra com grandes empresas internacionais, mas, antes, ela precisa investir em sua capacidade de produção e em distribuição.
"As marcas internacionais têm produção em grande escala e distribuição pulverizada em nível mundial. Para uma pequena empresa, é mais difícil chegar a todos os lugares, por isso, é necessário investir na sua capacidade produtiva, para não faltar produto, e em uma boa logística de distribuição."
Uma marca forte também é fundamental, segundo a consultora. Isso pode ser alcançado por meio da fidelização do profissional que trabalha com os produtos.
"Oferecer treinamento para cabeleireiros, propor o uso exclusivo de produtos da marca no salão de beleza, com a instalação de banners, são boas estratégias de divulgação. Participar de feiras do setor, estar presente nas redes sociais, promover concursos e patrocinar artistas que são referência em beleza também são outras formas de se destacar."
Fonte: Uol
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