O empresário José William Júnior reuniu na última semana clientes e fornecedores a reformulação de seu estabelecimento, a antiga Pão de Mel, resultado do acompanhamento do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Apesar do intenso processo de mudança, o sócio-diretor garante que tem a mesma empresa, em funcionamento desde 1997, no Largo Dois de Julho, em Salvador, só que agora está mais profissional com novo nome: Panille Delicatessen.
"O Sebrae foi uma peça fundamental para esse crescimento, no sentido de me incentivar a inovar e implantar o formato diferente que temos hoje." José William Júnior - Empresário
Desde o início do trabalho, em maio de 2013, a ALI Fabiana Dias constatou a disposição do empresário em aderir às orientações do Projeto Radar da Inovação, na qual é feito o diagnóstico primário do negócio, que já havia apontado uma dificuldade da empresa com relação à marca. "O Sebrae foi uma peça fundamental para esse crescimento, no sentido de me incentivar a inovar e implantar o fomato diferente que temos hoje", conta Júnior sobre o resultado da primeira experiência de qualificação junto à entidade.
A mudança para Panille representou mais do que um novo nome e layout, traduzindo o conceito que o empresário quis dar de família e proximidade com clientes e fornecedores. "A criação gerou um registro de marca, reinvestimento em toda sinalização da loja, mudança nos uniformes, plano de marketing, entre outras. Ou seja, uma ação pontual mobilizou vários atores e setores da economia", explicou Fabiana.
O passo seguinte foi a ampliação do espaço físico, incluindo um escritório confortável para Júnior e uma moderna vitrine dos pães, doces e salgados à disposição dos seus clientes. A empresa também está no processo de embalagem e rotulagem para iniciar a comercialização em outros locais.
As parcerias com grandes representantes do ramo de alimentos e bebidas e o aumento no mix de produtos integraram o extenso rol de modificações da Panille. "Só oferecíamos o café da manhã e a sopa à noite, em um espaço com cinco mesas. Hoje, dispomos de 20 mesas onde servimos o almoço, que está disputado pelos clientes ", afirmou Júnior, pontuando que a reformulação do cardápio já responde por 30% do faturamento. Os serviços de delivery e buffet externo seguiram a tendência de crescimento da loja.
Neste segundo ano de atendimento do ALI, Júnior quer investir ainda mais na qualificação dos seus 30 colaboradores, oferecendo oportunidade de uma graduação ou especialização, garantindo a estrutura necessária a fim de franquear a nova marca.
Programa ALI
O ALI é desenvolvido pelo Sebrae e oferece ao empresário soluções em inovação e tecnologia para alavancar o nível de crescimento e de faturamento das empresas. A iniciativa dura dois anos de acompanhamento por agentes com perfil multidisciplinar, que são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), capacitados para inferir, a partir de um olhar diferenciado sobre toda a empresa, acompanhando seus resultados durante dois anos.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |