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Empreendedorismo

Empresas recorrem à web para vender mais durante a Copa

04/07/2014

Desde que o Brasil foi escolhido como a sede da Copa do Mundo, há sete anos, criou-se uma grande expectativa sobre o impacto trazido ao país. Agora, a expressão "imagina na Copa" caiu em desuso. Afinal, "está tendo Copa". E duas empresas aproveitaram o evento para faturar alto na internet, com o Google como aliado: a Marukom e a Max Festa, que usaram o AdWords para se posicionar melhor nas buscas e aumentar a venda de suas lojas virtuais.

O AdWords é uma das ferramentas de propagandas do buscador do Google. Com o AdWords, um empreendedor pode pagar para que sua empresa apareça com destaque nas buscas dos usuários. De acordo com o objetivo da campanha, o empreendedor pode pagar por várias palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. O preço do serviço depende da quantidade de palavras compradas e do número de pessoas que o empreendedor quer atingir.

Lucros com quem "se arruma para a Copa"
A Marukom é um e-commerce de produtos de beleza. A empresa foi criada existe desde 2012, mas funciona no formato atual desde agosto de 2013. À primeira vista, pode ser difícil entender por que o negócio tem a ver com a Copa do Mundo. A resposta é simples: basta se lembrar que os brasileiros – as brasileiras, especialmente – "se arrumam para ver o Brasil jogar."

Os produtos relacionados à competição com maior procura no site da Marukom são unhas autocolantes com as cores do Brasil. Segundo Paula Abreu Chumer, sócia da Marukom, a empresa verificou que, antes mesmo do começo do evento, aumentaram as buscas de usuários por unhas em verde e amarelo. "Resolvemos investir em palavras-chave como 'unhas da Copa', 'unhas do Brasil' e 'unhas Impress'", diz ela. A última combinação de palavras diz respeito ao nome do produto, fabricado pela empresa coreana Kiss New York

O destaque no Google atraiu muita gente para o site da Marukom. No geral, as vendas da plataforma subiram 19% entre maio e junho deste ano. Quando se considera apenas o crescimento das transações dos produtos da Kiss New York, a alta foi de 87%.

O melhor posicionamento no Google não aumentou só as vendas das "unhas brasileiras". Quando as buscas direcionam os usuários ao site, há a chance de eles comprarem mais produtos. "Além dos produtos voltados para a Copa, muita gente comprou unhas de outras cores e outros artigos do site", afirma Paula. Outro benefício é que o Google fez com que pessoas conhecessem a Marukom. "Agora, fica para nós o desafio de fidelizar esses novos clientes."

Crescimento no virtual
A Max Festa nasceu há 19 anos como um laboratório fotográfico em São Bernardo do Campo. Por causa do surgimento das câmeras digitais e da consequente derrocada do setor, não sobrou alternativa a não ser se reinventar. Hoje, a empresa vende produtos relacionados a festas, fantasias e produtos descartáveis. Há cinco anos, outra mudança importante: a Max Festa começou a vender pela internet. "No comércio eletrônico, tenho menos trabalho e não preciso de um ponto de venda para funcionar", diz Antonio Oliveira, fundador da Max Festa.

A Max Festa oferece uma ampla oferta de produtos relacionados à Copa: são bandeiras, coberturas de retrovisor, camisas, bolas e tintas, dentre outros. A campanha de AdWords da Max Festa foi realizada por uma empresa especializada e se baseou em palavras-chave relacionadas aos produtos à venda.


Segundo Oliveira, as vendas da loja virtual da Max Festa subiram 60% em junho, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Todo mundo pode vender mais
De acordo com o Google, é possível faturar mais com a Copa sem vender nada com as cores do Brasil – na verdade, não é necessário nem usar palavras-chave relacionadas. "O melhor termo é aquele que descreve o produto ou serviço com precisão. As buscas por alguns segmentos vão aumentar com a Copa porque esta é uma época em que as pessoas fazem festa", diz Luciano Santos, diretor de vendas para pequenas e médias empresas do Google. "Se a sua empresa prepara espetinhos, você pode aproveitar o clima para anunciar. Use termos como 'espetinhos para festa' ou 'espetinhos prontos'."

"Isso não significa, no entanto, que não seja possível aproveitar o momento da Copa no anúncio.  No caso do espetinho, por exemplo, seria possível se fazer um anúncio como:  "Comemore a vitória do Brasil em alto estilo com os espetinhos da nossa empresa", afirma Santos.

Os exemplos são vários: um cabeleireiro pode aproveitar a presença dos turistas para faturar mais, ou um distribuidor de bebidas pode fazer promoções para que seus clientes comprem produtos e vejam os jogos em casa.

Santos também relembra que o Google não oferece só o AdWords como solução. É possível criar anúncios por meio da Rede de Display (banners que aparecem em páginas visitadas) e até nas propagandas do YouTube.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Empresas recorrem à web para vender mais durante a Copa
Não é preciso vender nada relacionado à Copa para aumentar vendas na internet


Produtos relacionados à Copa da Marukom e da Max Festa






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