A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lança no dia 1º de fevereiro, em Brasília, o primeiro Encontro dos municípios com o desenvolvimento sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria. O evento será realizado de 27 a 29 de março, com apoio do governo federal e do Sebrae.
“Os gestores municipais são decisivos para o desenvolvimento econômico e social das cidades brasileiras e oinvestimento em políticas de estímulo ao empreendedorismo é o melhor caminho para o crescimento sustentável das cidades brasileiras. O Brasil tem hoje mais de 5,9 milhões de micro e pequenas empresas, que geram mais da metade dos empregos com carteira assinada e representam 40% da massa salarial privada do país”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, que participa do evento.
O encontro debaterá o desenvolvimento sustentável dos municípios a partir da inclusão produtiva urbana, de acordo com os parâmetros do Plano Brasil sem Miséria. A intenção é mostrar que o fortalecimento das micro e pequenas empresas e a formalização por meio do Empreendedor Individual, levando em conta as vocações econômicas locais, são instrumentos efetivos de combate à pobreza.
A programação prevê a apresentação de experiências bem-sucedidas de inclusão produtiva e de tecnologias disponíveis para esse tipo de ação. O encontro deve ter painéis sobre temas como Dinamização da economia local e oportunidades para pequenos negócios, A gestão pública aliada do empreendedorismo e Qualidade ambiental urbana e desenvolvimento sustentável.
O público do evento envolve dirigentes municipais, pré-candidatos às eleições de 2012, entidades empresariais e municipalistas, especialistas, organizações não governamentais, gestores de empresas públicas e bancos de fomento.
“Esse é o primeiro grande encontro nacional de prefeitos sem caráter reivindicatório. Tem como grande objetivo debater uma nova agenda para os municípios, envolvendo questões fundamentais para o desenvolvimento”, afirma o vice-presidente da FNP e prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), Maguito Vilela.
Um dos coordenadores do evento, Maguito explica que a proposta é possibilitar que as cidades avancem também nas ações desenvolvidas pelo governo federal, como as de incentivo à formalização, de acesso ao crédito e de erradicação da miséria.
Fonte: Pequenas empresas & Grandes negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |