Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Estilo e qualidade para ampliar mercado

08/03/2012

Rio de Janeiro - O Polo de Moda do Sebrae em Cabo Frio (RJ) será amplliado em 2012. Até o final do ano, dez empresas devem se agregar à lista de empreendimentos ativos. A meta é chegar a 50 negócios. Para quem participa da iniciativa, as vantagens vão de orientação para a gestão dos negócios à participação em eventos de moda que promovem as marcas no mercado.

A Ki-Bikinis é um exemplo de empresa que buscou no polo um caminho para conquistar clientes. Quando chegou ao Sebrae, a única certeza de Michelle Carvalho, proprietária da marca, era que queria montar uma confecção de moda praia. Ela precisava saber, por exemplo, que documentos são necessários para abrir uma empresa, como calcular o capital de giro necessário e o que fazer para enfrentar a sazonalidade do setor. Na administração do dia a dia, começou a reconhecer que era preciso mais do que uma boa ideia e disposição para o trabalho. O desafio era descobrir como se destacar em um mercado competitivo.

Michelle encontrou no Polo de Moda o lugar certo para se capacitar e prosperar. Ela reconhece a importância do aprendizado para o sucesso da empresa. “Quando comecei, meus preços eram calculados com base no que os vizinhos cobravam. Hoje, sei exatamente quanto gasto e quanto posso cobrar. Também estou aprimorando um estilo próprio e começo a notar a fidelização de alguns clientes”, conta.

Essa mudança na situação da empresária reflete o resultado de um diagnóstico realizado entre 2008 e 2009, que reorientou o trabalho do polo. “A pesquisa demonstrou claramente que faltava uma visão estratégica. O empresário muitas vezes tem foco apenas no operacional do negócio, sem muito tempo para pensar na melhoria do produto”, explica a gestora do polo de moda de Cabo Frio e Região, Laila Callab.

Com base no diagnóstico, a capacitação dos empreendedores foi definida como prioridade. A parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), rendeu cursos de modelagem e estilo, conhecimentos fundamentais para confeccionar um produto com bom acabamento e apurar o olhar do estilista. Também foi reforçada a gestão dos negócios para melhorar, entre outros pontos, a formação de preços.

Vanessa Bueno, da Azaí Biquínis, é outro exemplo do resultado gerado pelo polo. Organizar uma coleção, avaliar a adequação do produto às tendências do mercado, dar nome à criação, formar preços e organizar compras eram as questões que a afligiam. “Essa capacitação do Sebrae teve grande importância para a minha empresa e foi fundamental para a minha formação. Sozinha, também não participaria de eventos do porte do Rio-à-Porter. Fechei duas vendas para os Estados Unidos, pequenas, mas importantes para começar a abrir mercado”, comemora.

No ano passado, nove empresas do polo participaram das duas edições do Rio-à-Porter - Salão de Negócios de Moda e Design, um dos maiores eventos da moda que acontece no Rio de Janeiro. A gestora conta que o grupo foi dividido para garantir diversidade nos desfiles. Uma parte das empresas apresentou peças para o Outono/Inverno e, a outra, para a temporada Primavera/Verão. “Em comum, todas elas tinham uma gestão madura e capacidade para atender encomendas maiores ”, assinala a gestora.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia