Foi pensando em como desenvolver um produto atraente, moderno, sustentável e inovador, que os alunos da Escola Estadual Tiradentes, participantes de um dos programas da Junior Achievement, apoiado pelo Sebrae no Amapá, criaram a Gude Luz, miniempresa estudantil que se reúne todas as segundas-feiras para produzir luminárias a partir da utilização de bolinhas de gude e do reaproveitamento de CDs e de pequenos pedaços de vidro. O resultado do trabalho pode ser conhecido e os produtos adquiridos na Feira do Programa Miniempresas, que acontece no último sábado (26/10), no Espaço de Exposições do Vila Nova Shopping.
Segundo o presidente da Miniempresa Gude Luz, Vittor Sansão, a ideia da miniempresa foi criar um produto inovador, mas que atendesse ao tripé da sustentabilidade – Socialmente Justo, Economicamente Viável e Ambientalmente Correto. “Temos um compromisso com o mercado de colocar um produto diferenciado, com valor agregado, de preço acessível e elaborado pensando no meio ambiente e na satisfação de nossos potenciais compradores”, diz Sansão.
Para concretizar essa ideia foi necessário estabelecer parceria, identificar componentes que ajudariam a produzir uma luminária diferente, a partir do reaproveitamento de algum produto descartado na natureza. A ideia surgiu da possibilidade de coletar CDs e pequenos pedaços de vidros nas micro e pequenas vidraçarias de Macapá, objeto de parceria firmada com as empresa do setor.
“Quem poderia imaginar que a soma de bolinhas de gude, CDs e pequenos pedaços de vidro reutilizados poderiam se transformar em lindas luminárias?”, questiona a diretora de produção da Empresa Gude Luz, Fabricia Thaynara. Para a diretora de Marketing, Karen Lorrane, o produto tem apelo voltado à responsabilidade social e ambiental, além de remeter à infância. Quem vê a luminária sempre se declara impressionado com a criatividade. A intenção é mostrar o trabalho da equipe, mas também o que está por trás da história do produto que muitos talvez não saibam.
A GudeLuz é integrante do programa Miniempresa, da Junior Achievement do Amapá, que tem como objetivo despertar e desenvolver o espírito empreendedor em estudantes do 2º ano do Ensino Médio, em escolas públicas e privadas, durante três meses, quando os alunos poderão vivenciar na prática o funcionamento real de uma empresa, sob a orientação de voluntários nas áreas de gestão empresarial, recursos humanos, marketing, produção e finanças.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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