São Paulo - “O mundo mudou, o país mudou e nós precisamos mudar também para dar conta dessa nova agenda”. A frase foi dita pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante palestra na abertura do Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, realizado pela instituição nesta quarta-feira (18), em São Paulo. O evento, que segue até a próxima sexta-feira (20), tem o objetivo de integrar à rotina das micro e pequenas empresas (MPE) temas como sustentabilidade e inovação, que se colocam como prioritários para garantir a competitividade em um mercado cada vez mais exigente.
“Queremos agregar valor aos pequenos negócios do Brasil. Vamos inserir as pequenas empresas nas principais discussões da economia global e mundial”, afirmou Barretto. “O crescimento do nosso mercado interno abre uma grande oportunidade e a expansão da classe média é um tema muito importante. O Brasil tem agora uma condição muito melhor do que tinha no passado, mas há desafios que vamos enfrentar juntos”, completou.
Nesta quinta-feira (19) serão promovidas três mesas de debate que vão analisar as opiniões de economistas e empresários sobre inovação, sustentabilidade e expansão da classe média. “Queremos discutir como atender ao nível de exigência da população. Isso nos leva a pensar sobre a inovação, pesquisa e sustentabilidade necessárias para responder a essa demanda. E, paralelamente a isso, como aproveitar as oportunidades que surgirão”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões.
Nos três dias de debate, o Sebrae pretende apresentar aos cerca de 300 convidados os cenários econômicos do Brasil e do mundo e a inserção das MPE nesse cenário, bem como o ambiente legal que envolve os pequenos negócios em outros países. Representantes dos Estados Unidos, Chile e África do Sul participam das discussões e apresentam suas experiências de incentivo aos pequenos negócios.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |