O Sebrae/PR promove uma ação inédita no noroeste do Paraná. Trata-se do evento “Inovação para mulheres empresárias”, que reunirá, pela primeira vez, o público feminino que atua na direção de micro e pequenas empresas. O objetivo é prestar orientações sobre gestão da inovação e estabelecer troca de experiências. O encontro será no dia 10 de dezembro, às 20 horas, no escritório da entidade, em Maringá.
A consultora do Sebrae/PR, Vânia Paula Claus, afirma que o evento é uma ótima oportunidade para as mulheres que buscam o desenvolvimento de suas empresas, tendo em vista que o empreendedorismo feminino tem crescido nas últimas décadas e as brasileiras estão entre as mais empreendedoras do mundo. Inclusive, a última pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada este ano, mostra que as mulheres representam praticamente a metade dos empreendedores brasileiros, o equivalente a 49%.
“Na região noroeste do Paraná, o número de mulheres à frente dos negócios segue a mesma tendência nacional e, por isso, vamos oferecer uma programação diferenciada para proprietárias de micro e pequenos negócios, empreendedoras individuais e produtoras rurais, que terão a chance de avaliar o nível de gestão da inovação de suas empresas e ainda receberão orientações sobre como tornar suas empresas mais inovadoras e competitivas”, enfatiza Vânia Claus, destacando que a participação é gratuita.
A primeira atração do evento, com formato de talk-show, será conduzida pela empresária da KL do Brasil Componentes Elétricos, em Peabiru, Maria José do Nascimento. Vencedora nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2009, na Categoria Empresa Formal, Maria José vai compartilhar sua experiência de 17 anos como empresária e dará dicas sobre como conciliar os negócios com outros diversos afazeres acumulados pela figura feminina.
Mãe de quatro filhos e avó coruja, Maria José começou a trabalhar aos 11 anos, no “chão de fábrica” de uma empresa do ramo de resistências elétricas. Depois disso, foi babá e faxineira, enquanto concluía o colegial, e, nas horas de folga, comercializava o crochê e tricô que produzia. Antes de iniciar o próprio negócio, ela também administrou uma pequena usinagem, do ex-marido, como funcionária.
Segundo Maria José, para o empreendedorismo feminino prosperar, as mulheres precisam se aperfeiçoar cada vez mais, buscando informações e acreditando que é possível. “São nas dificuldades que as pessoas aprendem a se superar. As mulheres precisam acreditar nelas mesmas e dar um passo de cada vez”, afirma Maria José, que é uma das responsáveis pela implantação do Conselho da Mulher Empresária de Peabiru.
Após a participação da empresária, também haverá a palestra “Inovação” que será conduzida pela especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, Jane Eyre. A palestrante é consultora nas áreas de Recursos Humanos e Marketing de Relacionamento e, há 16 anos, atua na capacitação e desenvolvimento de profissionais e é professora de disciplinas relacionadas ao comportamento humano em cursos de graduação e pós-graduação.
Jane Eyre adianta que, durante a apresentação, fará uma abordagem específica para o público feminino, embora os conteúdos que serão apresentados são de interesse de todos os empreendedores, como a cultura da inovação, esclarecendo a diferença entre inovar e inventar.
“Também vou desmistificar o conceito de inovação, que comumente é ligado apenas às tecnologias, e vou fazer um paralelo com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, por tratar-se de uma iniciativa que evidencia história de mulheres que fizeram a diferença por meio da inovação, seja nos produtos, serviços ou na gestão”, enfatiza.
Algumas características que potencializam a atuação das mulheres, enquanto empreendedoras, também serão explicitadas. Entre elas, estão a visão sistêmica, que consiste na análise de ambiente; a criatividade, que produz novas ideias; e a coragem, usando valores pessoais para sustentar as novas ideias.
“Há ainda a característica multifuncional das mulheres, desenvolvida pelas necessidades sociais, mas que nos permite uma visão diferenciada, moldada pela flexibilidade e que incentiva ideias inovadoras”, completa a especialista. Jane Eyre diz ainda que para as participantes tirem o máximo de proveito do aprendizado, ela citará exemplos, experiências e falará de sonhos, nos quais as mulheres facilmente se identificarão.
Mais informações e inscrições para o evento “Inovação para mulheres empresárias” podem ser obtidas junto ao Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474. A participação é gratuita.
Sobre o Sebrae/PR - O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |