A 6ª edição do World Entrepreneurship Forum começa nesta quarta-feira (30) em Cingapura. Até o próximo dia 2 de novembro, o país asiático - considerado pelo Banco Mundial como um dos lugares mais fáceis para inovar e abrir um negócio – vai discutir como o empreendedorismo social pode salvar vidas, acabar com a fome e, ainda, dar oportunidades para comunidades pobres saírem da miséria.
Empresários, professores e especialistas dos quatro cantos do mundo subirão ao palco do evento para compartilhar ideias e inspirar as dezenas de jovens empreendedores que participam do fórum realizado pela Escola de Negócios EMLYON em parceria com a KPMG France. Entre os palestrantes, há um brasileiro: chefe Almir Narayamoga Surui. Ele contará como criou iniciativas com a comunidade indígena para defender o meio ambiente e explorar a floresta de maneira sustentável.
Durante o evento, que terá cobertura do site de Pequenas Empresas & Grandes Negócios, workshops abordarão temas importantes para quem deseja embarcar no empreendedorismo social.
Alguns deles são:
- como ajudar as pequenas empresas na busca por um crescimento sustentável
- como empreendedores podem criar negócios para a base da pirâmide
- como preparar as cidades para atrair empreendedores
- o papel das incubadoras e aceleradoras para o desenvolvimento de uma startup
- como inserir as mulheres no empreendedorismo
Segundo Tugrul Atamer, professor da EMLYON Business School e um dos organizadores do fórum, o evento visa dar voz ao empreendedorismo social, o principal movimento de negócios do momento. “A gente não vai discutir no fórum como se ganham milhões, mas como se ajuda milhões de pessoas com ideias inovadoras e totalmente factíveis”, diz.
Para destacar a força do movimento, o evento contará como o Sri-Lanka usa o empreendedorismo social para desenvolver o país após anos de conflitos sociais; como a cidade de Medellín, na Colômbia, usa empreendedores para deter a criminalidade; e, também, o que os empreendedores indianos aprenderam com a base da pirâmide social.
Além das discussões sobre empreendedorismo social, a 6ª edição do World Entrepreneurship Forum vai revelar os cinco ganhadores do "World Entrepreneurs 2013". O prêmio, um dos principais do mundo do empreendedorismo, será entregue por Tharman Shanmugaratnam, ministro das finanças de Cingapura.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Voltar | Índice de Empreendedorismo |