Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Fábrica de biscoito de Irecê quadruplica faturamento

14/01/2014

A história de sucesso da empresa Avoador do Mário começou com um empréstimo de R$ 400. Há 13 anos, a empresária Joelma Gonçalves da Silva fabrica o biscoito tão apreciado pelos moradores da cidade de Irecê, no Centro-Norte baiano. Ela aprendeu a fazer a guloseima com
sua mãe e, para aumentar a renda, resolveu vendê-la. Com o dinheiro emprestado do amigo, Joelma e o marido construíram um forno de barro e começaram a produção no fundo de um depósito alugado.

No início, só trabalhavam quatro pessoas na fábrica: o casal e mais dois ajudantes. O negócio era informal e foi crescendo gradativamente. Nessa época, Joelma já fazia cursos no Sebrae. “Com o aumento na produção e nas vendas, decidimos nos formalizar e, hoje, distribuímos os nossos produtos para mercadinhos, padarias e todos os supermercados da cidade” explica. Além dos pontos comerciais, a empresária também busca as feiras livres da região. “Eu chego na feira com cerca de mil pacotes e vendo tudo bem rápido. É uma forma de arrecadar dinheiro sem demora e reinvestir no negócio”.

Após a formalização, há quatro anos, a empresa vem crescendo e já quadruplicou a renda. Hoje, Joelma está em um ponto próprio com espaço amplo que abriga a fábrica, o setor de embalagem, a parte administrativa e o ponto de venda. São 14 funcionários que se revezam fabricando bolos, rosquinhas, biscoitos, delícia de tapioca, além do tradicional avoador, que é o produto mais vendido da empresa.

A empreendedora atribui o sucesso do negócio a muito trabalho e qualificação. “Faço questão que meus funcionários também se qualifiquem. Já fiz os cursos de gestão financeira, atendimento ao cliente e também recebi agentes do programa Negócio a Negócio. Os cursos têm nos ajudado a enxergar melhor o mercado e a tomar as decisões com mais cautela e conhecimento”, diz.

Recentemente, Joelma adquiriu mais uma máquina para auxiliar na produção. “Participei de uma feira panificação em São Paulo, com apoio do Sebrae, e adquiri uma máquina seladora. Agora, são três fornos industriais, uma máquina pingadeira e três para bater a massa”. Ela integra também a Associação de Panificadores da Região de Irecê (Apanir), organização idealizada pelo Sebrae que oferece cursos e consultorias na área de panificação. “Com a Apanir, participamos de cursos e feiras que têm ajudado a nos manter no mercado. Nas capacitações, aprendemos sobre formação de preços, produção e distribuição”.

Qualificação
O próximo passo é expandir a produção e atender à demanda de toda a região. “Hoje, estamos trabalhando até final de semana para atender aos pedidos. As vendas só aumentam e meu sonho é um dia poder atender todas as cidades da região”, vislumbra. Para a técnica da Unidade Regional do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, o sucesso dos negócios depende da capacitação dos funcionários e da qualificação do empresário. “Joelma sempre participa das soluções oferecidas pelo Sebrae e está colhendo os resultados com o crescimento contínuo da sua empresa”, ressalta.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Fábrica de biscoito de Irecê quadruplica faturamento


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia