Vinte moradores da zona sul estão recebendo treinamento para aprender a gerir o próprio negócio. Usuários da unidade Dom Pedro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), eles formam o Grupo Girassol, que também planeja no futuro abrir uma associação no ramo da alimentação.
Especialista em doces e salgados, Patrícia Correia de Andrade é membro do grupo e já vislumbra abrir seu próprio estabelecimento. Moradora do conjunto Elmano Ferreira Veloso, há cinco anos ela é acompanhada pelos profissionais do CRAS. Quinzenalmente, participa da capacitação oferecida por meio de uma parceria com o Banco do Brasil. Assim como Patrícia, todos os demais integrantes do grupo estão na informalidade.
“Eu faço doces e salgados em casa, mas meu sonho é abrir uma lanchonete”, disse Patrícia. Segundo ela, nas palestras o grupo recebe orientações sobre empreendedorismo, como administrar e melhorar o próprio negócio, como lidar com os alimentos, o descarte correto do óleo, além de noções sobre o funcionamento de uma associação.
Além da parceria com o Banco do Brasil, que teve início em junho do ano passado, o CRAS está articulando junto ao Sesi outros cursos e palestras nesta área, que devem começar no final de abril e início de maio, abordando temas como manipulação de alimentos, alimentação saudável e confecção de caixas decorativas.
O CRAS é uma unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, que oferece serviços de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social. Na cidade, existem quatro unidades, localizadas nos bairros Dom Pedro I, Vila Industrial, Parque Santa Rita e Eugênio de Melo.
Fonte:SJC
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |