O Fashion.me, rede social focada em moda, está ajudando pequenos e médios empresários do setor a aproveitar as informações deixadas pelos usuários e melhorar seus negócios. Em maio, a rede social lançou uma plataforma que permite que as empresas presentes na rede obtenham dados sobre a interação de usuários com os produtos da marca.
Criada em 2009, pelos empreendedores Flavio Pripas e Renato Steinberg, a rede está dividida em três frentes. A primeira é a social, em que os usuários seguem e são seguidos e podem postar conteúdo próprio. O site também abre espaço para o comércio eletrônico: quem visita o Fashion.me pode ver peças de várias marcas e é direcionado para os sites em que os produtos podem ser comprados. Por fim, ainda é possível combinar peças de todas as marcas e criar um look.
Assim como os usuários, as empresas marcam presença no Fashion.me. Quem opta pela plataforma pode saber, por exemplo, quantas pessoas clicaram em uma peça da empresa, quantas vezes o botão "comprar" foi clicado e o número de vezes que um produto foi utilizado na composição de um look.
De acordo com Pripas, as informações podem ser usadas para traçar o planejamento estratégico das empresas. "Se um produto é mais clicado que outro, pode ser melhor produzir uma quantidade maior do produto mais procurado", afirma o paulistano de 36 anos. E os exemplos não param por aí: a empresa, a partir das informações, pode criar uma campanha publicitária para manter a procura por uma peça lá em cima ou fazer algo para alavancar as vendas das peças que estão em baixa.
Para Pripas, a plataforma é importante por ser pioneira na formatação de dados quantitativos para a indústria da moda, que sempre se baseou em "achismos" para decidir quais seriam os próximos passos do setor, segundo ele.
Baseado no número de usuários do Fashion.me cerca de 1,1 milhão , Pripas faz uma analogia para validar a relevância das informações que fornece. "O Ibope faz uma pesquisa eleitoral para o cargo de presidente entrevistando 2 mil pessoas. Nós temos uma base de análise muito maior e ainda mais fiel à realidade", afirma Pripas.
Atualmente, 120 marcas têm acordo com o Fashion.me e podem acessar os dados de inteligência. Dentre elas, cinco em cada seis parceiras são micro, pequenas e médias empresas. "Com a plataforma, quem tem uma marca menor tem informações comportamentais dos usuários sem gastar o que grandes empresas gastam em seus planos de estratégia", diz o sócio da rede social.
O Fashion.me oferece três pacotes às marcas interessadas nas informações dos usuários. O preço depende da relação e da presença da marca na rede social. Os planos custam R$ 180, R$ 360 ou R$ 540 mensais quanto mais engajada a marca é no Fashion.me, menor o preço.
Pripas afirma que a procura das marcas vem sendo alta. Por isso, a previsão é de que 400 empresas estejam usando a plataforma até o fim deste ano. Até agora, as 120 marcas que usam as informações dos usuários da rede são brasileiras. Mas como a rede já está presente nos Estados Unidos desde o ano passado, a parceria com marcas estrangeiras também faz parte dos planos.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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