Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Feira em SP reúne empreendedores que querem expandir seu negócio

09/02/2015

Sábado é dia de folga?  Nem sempre. Principalmente, para quem quer ser o dono do próprio negócio. E se você que saber como montar e administrar bem uma empresa é bom procurar orientação especializada. A maior feira de empreendedorismo do país que começou em São Paulo deve receber 85 mil pessoas em quatro dias.


A recepção é feita pelos Doutores da Alegria. Está achando estranho? É que uma das novidades na Feira de Empreendedorismo do Sebrae é uma clinica empresarial. Dá para fazer um check-up geral.

Carlos e Graça decidiram encarar. Ele tem uma empresa que faz acessórios para vidro temperado. Respondeu perguntas sobre finanças, marketing, administração e recursos humanos. Ele descobriu que está bem de marketing, mas precisa melhorar em outros pontos.

“Melhorar a parte administrativa e financeira porque é isso o que pega hoje em dia”, diz o empresário Carlos Cesar Coelho.

Ela acabou de abrir uma loja virtual. Por enquanto vai bem. “O problema ainda não apareceu A loja foi para o ar nesta semana. Então eu não quero que tenha problemas. Por isso que eu estou aqui”, conta a empresária Maria das Graças Batalha.

Com o diagnóstico em mãos, o empreendedor pode na feira mesmo buscar soluções para melhorar a gestão da empresa. Em um stand, ele recebe orientações de como agir e também podem participar de palestras e de cursos depois nos escritórios estaduais do Sebrae.

No Brasil, existem 9,5 milhões de pequenos negócios. Eles representam 27% do PIB, 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos.

“O empreendedorismo é um fator de desenvolvimento muito importante porque ele é um poderoso gerador de riquezas na medida em que ele faz circular renda gera empregos e traz muitos benefícios em termo de qualidade de vida para uma sociedade”, afirma Renato Fonseca, gerente do Sebrae-SP.

Raphael tem 24 anos e começou a trabalhar há cinco meses com festas e eventos. O negócio está dando certo e hoje aproveitou esse espaço de atendimento para microempreendedor individual, conhecido como MEI, para formalizar a empresa. Ele trouxe os documentos e vai sair dali com um CNPJ e já vê as vantagens.

"Os clientes perguntam: tem nota fiscal? Porque, se for numa festa corporativa, a empresa quer fazer uma festa de final de ano e precisa ter essa nota fiscal. Então, isso vai ajudar bastante a gente. Com certeza, vai atrair bastante cliente", acredita o empresário Raphael Ferreira.

VOCÊ É EMPREENDEDOR?
Você sabe o que é necessário para ser um empreendedor? Segundo o Sebrae, nove características são fundamentais para quem quer virar patrão:
- Criatividade para buscar soluções viáveis quando os problemas aparecem;
- Liderança, sem esquecer que um líder tem que saber compartilhar ideias, ouvir e aceitar opiniões;
- Perseverança pra se manter firme nos propósitos. Afinal, ter o negócio próprio não é fácil!
- Um empreendedor também tem que ter flexibilidade para se ajustar às mudanças;
- Vontade de trabalhar. Isso não pode faltar, claro!
- Automotivação: é preciso encontrar realização pessoal no trabalho;
- Para ser um empreendedor de sucesso, é necessário buscar formação permanente, ou seja, se atualizar sempre;
- Organização e senso crítico também são fundamentais.


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia