Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Formalização ajuda empresária baiana a ampliar oferta de produtos

05/09/2012

A formalização trouxe para Mariza Martins Carneiro a oportunidade de se profissionalizar. Em 2010, depois de oito anos na informalidade, a cabeleireira passou à categoria de microempreendedora individual na primeira campanha de formalização realizada pelo Sebrae no município de Capim Grosso (BA).

A partir da nova situação empresarial Mariza participou de palestras, cursos e capacitações do Sebrae. “Sair da informalidade foi a melhor coisa que me aconteceu nesses dez anos de profissão. A segunda foi participar do Empretec”, afirma.

Para ela, o Empretec proporcionou um novo olhar sobre a profissão e também sobre empreendedorismo. “O salão ficava na garagem da minha casa. Só depois do Empretec percebi que muitas pessoas não o frequentavam porque se sentiam constrangidas com o entra e sai de meus familiares e amigos. No fundo, sentiam-se como se estivessem invadindo a minha privacidade e, de certa forma, era isso mesmo que acontecia”, lembra.

Durante o Empretec Mariza desenvolveu estratégias de gestão. Ela transferiu o salão para um ponto ao lado da sua residência, investiu na fachada e incrementou o negócio com a venda de lingeries e modas praia e fitness. O empreendimento também mudou de nome: passou de Salão da Mara para Mara Requinte Beleza.

As mudanças proporcionaram um aumento de 100% na clientela. Mariza, que também foi atendida pelo Programa Negócio a Negócio e tem novos desafios pela frente, entre eles melhorar a gestão financeira do seu empreendimento.

Fonte: Sebrae

Formalização ajuda empresária baiana a ampliar oferta de produtos

Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia