Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Formalização aumenta renda de sambista

15/02/2012

Rio de Janeiro– Mestre de bateria da escola de samba Porto da Pedra, de São Gonçalo (RJ), Thiago Diogo já perdeu dinheiro por trabalhar na informalidade. Ele conta que chegou a recusar quatro convites em um mês para se apresentar junto com os ritmistas - e isso na baixa temporada. “Com empresa não tem jogo. Ou você apresenta a Nota Fiscal ou perde o trabalho”, explica.

Thiago admite que tinha ouvido falar do Empreendedor Individual (EI), mas que não se  interessou. Os motivos? Medo do custo e da burocracia. Ele mudou de opinião quando conversou com o presidente da escola e gerente de Educação e Cultura Empreendedora do Sebrae no Rio de Janeiro, Francisco Marins.

“Ele me deu uma aula. Eu não tinha ideia da quantidade de benefícios, que a inscrição era gratuita e que era tão fácil se cadastrar pela internet. Fiquei espantado”, confessa Thiago. A Lei do Empreendedor Individual, aprovada em dezembro de 2008, beneficia quem fatura até R$ 60 mil por ano.

Em janeiro, o mestre de bateria de 30 anos se formalizou pelo Portal do Empreendedor. Com a ginga de um bom sambista, ele desconversa na hora de falar sobre ganhos, mas diz que o faturamento mais que dobrou. “Casamento, festa, convenção de empresa. O que não falta é ocasião para mostrar nossa arte. Vivo do carnaval o ano inteiro e todo o grupo de ritmistas se beneficia das oportunidades. Para melhorar, só conquistando o título inédito de campeã em 2012”, brinca. O músico vai defender na avenida o enredo Da Seiva materna ao Equilíbrio da vida, que conta a história do iogurte.

Para que outros sambistas como Thiago sejam estimulados a se formalizar como Empreendedor Individual, o Sebrae no Rio de Janeiro, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e a Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras) fecharam parceria em dezembro do ano passado. Eventos de mobilização, palestras nas escolas de samba e atendimentos pontuais estão entre as ações já desenvolvidas nas escolas Renascer e Grande Rio e na Cidade do Samba. As atividades serão iniciadas em outras agremiações logo depois do carnaval.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia