Com conceito simples e inovador, a Sophie & Juliete conseguiu avanço notório em dois anos, com vendas em todo o País. E motivos para isso não faltam. A marca dá nome à primeira loja de semijóias do Brasil, que aliou a facilidade do e-commerce (comércio eletrônico) a um formato multinível. As pessoas interessadas em ganhar dinheiro revendendo as peças exclusivas podem fazê-lo tanto por meio de venda direta quanto pela internet, a partir das próprias lojas virtuais, que são personalizadas pela empresa.
A marca foi fundada em julho de 2012 e surgiu da percepção de uma das fundadoras, a paulistana Camila Souza. Ela já havia trabalhado por muitos anos na Bain & Company, empresa de consultoria multinacional. Após isso, ela foi estudar na Harvard Business School (EUA) e a ideia era buscar alternativas de negócios que pudessem impactar a vida de muitas pessoas. No retorno ao Brasil, percebeu que a grande dificuldade da mulher moderna era conciliar a vida profissional bem sucedida com o lado pessoal. E daí foi surgindo a concepção da Sophie & Juliete.
Camila se juntou, primeiro, ao suíço e também ex-Bain & Company, Ronald Beigl. Depois de viver anos na Suíça e na Espanha, ele escolheu o Brasil para iniciar algo que ainda não existisse no mercado. Dele, partiu a visão do potencial de combinar venda direta com redes sociais e as últimas ferramentas de tecnologia, modelo empregado, hoje, pela marca para efetuar as vendas e divulgar os produtos. O time foi reforçado, ainda, pela atual VP Comercial da empresa, Anna Paula Serodio, que, na época, já possuía experiência na gestão de empresas do segmento de vendas e cuja ambição era dar às mulheres uma alternativa de carreira.
Juntos, os três idealizaram e tornaram prático o formato da Sophie & Juliete. Hoje, dois anos depois, segundo a representante das estilistas da região Centro-Oeste, Elisabete Duarte de Abreu, mais de 100 pessoas, entre homens e mulheres, já revendem as semijóias exclusivas em todo o Brasil. Sim, estilistas. É assim que a marca denomina aqueles que revendem seus produtos. “É porque, além de nós vendermos, nós também podemos compor o look das pessoas”, explica Elisabete, que é de Campo Grande (MS).
A responsável pelo designer das peças é Gabriela Readi, que já trabalhou para as joalherias mais famosas e caras do Brasil. Isso não quer dizer, no entanto, que os preços das semijóias da Sophie & Juliete são elevados, pelo contrário. Os valores variam de R$ 29 a R$ 400 e as formas de pagamento são bem atraentes, podendo dividir em até seis parcelas. “Cada estilista ganha uma maquineta (de cartão) também, se quiser, e não precisa ser pessoa jurídica. O cadastro pode ser de pessoa física”, explica Elisabete.
A ideia é facilitar. A pessoa interessada pode entrar no site (www.sophiejuliete.com.br) e preencher o cadastro para se tornar uma estilista. Em seguida, pelo valor de R$ 199, ela recebe o mostruário das peças ou um kit com R$ 500 em semijóias para realizar as vendas diretas por pronta-entrega ou encomenda. Além disso, a pessoa ganha uma loja virtual e se encarrega pela divulgação dela por meio das redes sociais ou, até mesmo, pelo boca a boca. Dessa forma, para cada venda feita em sua loja, a pessoa ganha um porcentual de comissão.
Existem muitos e muitas estilistas que realizam todas as vendas pela loja virtual, sem precisar ficar com estoque de produtos ou bater de porta em porta. Isso é opcional e reduz a zero o risco do investimento. Elisabete, que foi a primeira estilista da Sophie & Juliete na região Centro-Oeste, é advogada e, segundo ela, é perfeitamente possível aliar as obrigações de uma atividade e outra. “É prático. Estou lá advogando e, ao mesmo tempo, ganhando dinheiro com as vendas, porque as pessoas compram pela internet, na minha loja virtual, e a marca se encarrega de enviar”, conta.
Hoje, Elisabete diz que chega a ganhar mais dinheiro como vendedora de semijóias do que como advogada. Ela ficou sabendo da marca por meio de uma amiga, que lhe indicou o site como opção para ganhar dinheiro. Compras acima de R$ 149 tem frete gratuito. E, em caso de presente, a encomenda chega em casa com embrulho especial. A coleção das peças é renovada duas vezes por ano, em março e setembro.
A Sophie & Juliete obteve consultoria do Sebrae e marcou presença no estande Oportunidade de Negócios da Feira do Empreendedor 2014,q ue ocorreu de 31/07 a 03/08, no Centro de Convenções de Goiânia.
Fonte: Sebrae
Voltar | Índice de Empreendedorismo |