Oferecer esmaltes usados por personagens de novela ou utilizar uma máquina que cria até mil cores de esmalte na hora são algumas estratégias de empreendedores do setor para atrair clientes.
O costume das mulheres brasileiras de pintar as unhas todas as semanas motiva a criação de franquias que investem na variedade de cores e de serviços rápidos.
De acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor faturou R$ 580 milhões em 2012, aumento de 14,1% em relação ao ano anterior (R$ 508,5 milhões).
Há opções de negócios na área no formato quiosque, loja e, até, manicure delivery. A rede Esmalte Machine também oferece a possibilidade de o franqueado explorar a venda porta a porta, por meio de catálogos.
O investimento inicial varia de R$ 25 mil a R$ 57 mil. A lucratividade do segmento de beleza, categoria em que esses negócios estão inseridos, é de 10% a 20%, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). O prazo de retorno é de, no mínimo, 12 meses.
Débora Alcântara, 35, é fundadora da rede Unhas Fast, de serviço de manicures. Ela diz que já na recepção as clientes pedem as cores de esmalte usadas na novela. "Ter variedade de esmaltes e estar ligado nas tendências de moda é fundamental para dar certo neste mercado", ela diz.
Segundo Alcântara, as cores dos esmaltes das personagens Paloma (Paolla Oliveira) e Amaryllis (Danielle Winits), da novela "Amor à Vida", são as mais pedidas nas suas lojas.
A Unhas Fast é uma rede de Goiânia (GO) que faz unhas dos pés e das mãos em 40 minutos e oferece mimos para as clientes, como poltronas reclináveis para que elas descansem enquanto o serviço é feito. O investimento inicial para abrir uma loja da rede é de R$ 130 mil.
Na Esmalte Machine, franquia de quiosques que faz cores de esmalte na hora, o destaque é a variedade, segundo Sylvio Freire, diretor da rede. No catálogo, há mil opções de cores à disposição das clientes, entre esmaltes cremosos e perolados, vendidos por R$ 12 o vidrinho, e metalizados, que custam R$ 14.
Todos os produtos são desenvolvidos por fornecedores contratados pela marca.O investimento inicial para a franquia Esmalte Machine é a partir de R$ 150 mil, incluindo o quiosque, duas máquinas de misturas para a operação e uma reserva, além dos materiais, como esmaltes e embalagens.
Outras opções de franquias do segmento são Disk Manicure –serviço de manicure em domicílio–, Esmalteria Nacional, que segue o conceito de "nail bar" (mistura de serviços de manicure e de bar), e Loucas por Esmalte, que oferece as versões quiosque e loja de vendas de esmaltes.
De acordo com Renata Barbosa Ingold, 49, fundadora da Disk Manicure, o mercado de serviços para unhas oferece muitas oportunidades, pois as brasileiras têm o hábito de fazer as unhas semanalmente.
"A vantagem das franquias é a padronização do serviço. Com um atendimento profissional, a cliente fica mais tranquila e segura em relação à higiene dos aparelhos, que precisam ser descartáveis e esterilizados, no caso de alicates", diz.
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