Brasília - Os impactos positivos do desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios serão debatidos no V Encontro da Rede de Prefeitos Empreendedores, a partir desta quinta-feira (31), em São José dos Campos (SP). Representantes de 18 prefeituras já confirmaram participação no evento, que vai até 2 de junho.
A Rede é integrada por vencedores e finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que estimula o crescimento econômico de municípios por meio do fomento ao empreendedorismo. Prefeitos e ex-prefeitos que integram o grupo trabalham para disseminar essa ideia pelo país, por meio de debates e visitas técnicas a experiências de sucesso.
Em São José dos Campos, os gestores municipais conhecerão iniciativas que renderam a Eduardo Cury o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor por duas vezes consecutivas. Um dos coordenadores da Rede, Cury venceu a quinta e a sexta edição nas categorias Melhor Projeto pela região Sudeste, e Médios e Grandes Municípios, respectivamente.
Os participantes do evento conhecerão o Centro de Educação Empreendedora, voltado à inclusão do empreendedorismo na rede municipal de ensino. “Ao todo, 50 mil estudantes recebem nas escolas orientação sobre práticas empreendedoras”, explica Eduardo Cury.
Também está prevista a apresentação da Feira do Jovem Empreendedor, realizada anualmente por estudantes do município. “A cada edição, reunimos mais de 130 mil visitantes”, afirma o prefeito. Segundo ele, já há alunos montando seu próprio negócio. A programação também conta com visitas ao Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), ao Parque Tecnológico local e à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).
“Esses encontros servem para mostrar, na prática, os resultados positivos das ações, que utilizam o potencial estratégico dos pequenos negócios para o crescimento dos municípios”, explica a coordenadora da Frente de Prefeitos pelo Sebrae, Denise Donati. Ela destaca a importância do encontro, principalmente com a aproximação das eleições municipais, “para que esse tema entre nos debates eleitorais e nos planos de governo dos próximos gestores públicos”.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |