A transportadora de Eduardo de Abreu, em São Paulo, tinha pouco mais de um ano de fundação quando foi selecionada para o Extreme Makeover, em 2009. Mesmo sendo uma empresa nova, ela já tinha uma série de vícios que atrapalhavam seu crescimento, principalmente nas práticas de gestão financeira. Em seis meses, o empreendedor passou por uma verdadeira transformação e hoje, quatro anos depois, está faturando dez vezes mais do que na época.
Ainda sem estrutura tecnológica, a vida financeira da Abreu Transportes ficava dentro de um pen drive. O empresário rascunhava suas planilhas no Excel, mas não tinha um sistema integrado para guardar e analisar os dados. Além de faltar controle dos ganhos e custos, ainda havia o risco de perda das informações, pela ausência de um backup apropriado.
Os consultores do Extreme Makeover o ajudaram a rever seus processos. Eduardo ressalta a importância de ter aprendido a centralizar as informações e de ter conseguido criar uma rotina de treinamento dos funcionários para tornar a empresa mais produtiva. "Essa consultoria foi como um motor de Ferrari para o meu Fusquinha", avalia hoje.
A Abreu Transportes tinha seis funcionários, sem contar os caminhoneiros terceirizados, e dois veículos próprios. Com essa estrutura, ela conseguia carregar cerca de 15 cargas por dia para a Telhanorte a faturava R$ 1 milhão por ano.
De lá para cá, o salto foi impressionante: Eduardo tem hoje 100 funcionários e 42 caminhões, com os quais transporta de 55 a 70 cargas todos os dias, um aumento de mais de 300% em quatro anos. E o faturamento dele já bateu R$ 10 milhões ao ano.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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