Goiânia - Quem busca se destacar nos negócios sabe bem que criatividade e inovação são palavras-chaves para garantir o sucesso da empresa e da carreira profissional. Que o diga o administrador de empresas Ronaldo Camões de Sousa Júnior, 29 anos. Ele deixou a gerência administrativa e financeira de uma loja de material de construção, há três anos, para se tornar empreendedor.
Ronaldo aproveitou a experiência adquirida e hoje é proprietário da RC Toledo Distribuidora de Cosméticos. A empresa, localizada no Setor Cidade Jardim, em Goiânia (GO), atua na distribuição de produtos da Haskell Cosmética Natural no estado.
Desde o início do negócio, o empresário sabia que precisa inovar para conquistar os revendedores dos 15 itens que distribui e estimular o crescimento do negócio. Assim decidiu oferecer cursos voltados para cabeleireiros nos mais de 150 pontos de vendas espalhados pela capital goiana e Anápolis (GO). Além de ensinar os alunos, as aulas mostram a qualidade dos produtos da marca, como xampu, condicionador e máscaras para hidratação. De acordo com Ronaldo, os cursos fazem tanto sucesso que são realizados duas turmas com 40 cabeleireiros por mês.
A campanha Compre e Aplique é outra ação criada da RC Toledo. O consumidor experimenta os produtos e recebe dicas e truques para tratamento dos cabelos. Para essas atividades, a RC Toledo contratou promotoras de vendas que ficam nas farmácias e lojas especializadas em cosméticos que recendem os produtos. “Essas campanhas estimulam as vendas. Com isso, conseguimos distribuir mais de 7 mil produtos por mês”, ressalta.
As ações criados por Ronaldo fizeram a RC Toledo sair da 41ª posição no ranking nacional das distribuidoras da marca Haskell no Brasil, em 2009, para a 20ª, em 2011. “Ganhamos um prêmio Top News da fábrica como distribuidora que mais se destacou em crescimento e desenvolvimento de área de atuação”, relata. Atualmente, são 70 distribuidoras espalhadas pelo país.
O empreendedor acredita que conseguiu conquistar esses resultados porque recebe apoio do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae em Goiás. “O ALI me deu uma visão que eu não tinha do ramo em que atuo. Trouxe soluções inovadoras para problemas que estavam dando dor de cabeça, como a entrada e saída eletrônica de mercadoria, a estruturação do site da empresa, padronização de procedimento e muito mais”, enfatiza.
O empresário destaca que o mercado de cosméticos é bastante competitivo, com mais de 110 mil empresas ativas. “Por isso”, informa, “é preciso saber investir para não ter prejuízos futuros ou mesmo fechar as portas do negócio antes de dois anos de mercado”. “Planejamento e conhecimento da área de atuação são necessários. Tendo isso, é partir para a estrutura, como instalações adequadas, além de ter recursos em caixa para capital de giro”, exemplifica.
Fonte:Incorporativa
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |